Ninguém quer mobília de Dona Amélia - TVI

Ninguém quer mobília de Dona Amélia

  • Portugal Diário
  • 26 abr 2007, 14:30

Peças que pertenceram à rainha leiloadas em Viena não tiveram comprador

Onze peças de mobiliário do século XVIII que pertenceram à rainha Dona Amélia leiloadas quarta-feira em Viena não tiveram comprador, informou hoje a leiloeira Dorotheum, a mais antiga da Áustria.

As onze peças - um canapé e 10 cadeiras de braços, em madeira revestida a dourado e forro com motivos baseados nas fábulas de La Fontaine - datam de finais do século XVIII, do período do rei francês Luís XVI, e estão avaliadas entre 170.000 e 220 mil euros.

Contactada pela Lusa, uma fonte da leiloeira indicou que o futuro do lote não está ainda determinado, tanto podendo voltar à posse do seu proprietário como ser leiloado novamente, em data a fixar.

As 11 peças, usadas pela rainha Dona Amélia no Castelo de Bellevue, em Chesnay, perto de Versalhes, França, nos seus anos de exílio, tinham sido adquiridas em leilão em 1976 por uma fundação de arte austríaca.

Maria Amélia Luísa Helena de Orleães, falecida em 1951 em França, foi casada com o rei D. Carlos, assassinado em 1908 com o seu filho e herdeiro do trono, D. Luís.

A leiloeira Dorotheum comemora este ano três séculos de existência.
Continue a ler esta notícia