Romances portugueses candidatos a prémio italiano - TVI

Romances portugueses candidatos a prémio italiano

  • Portugal Diário
  • 29 jan 2007, 14:47

Prémio Giuseppe Acerbi tem como objectivo «dar a conhecer e aproximar os povos»

Romances de Mário de Carvalho, Lídia Jorge, José Luís Peixoto e Gonçalo M. Tavares traduzidos em italiano foram seleccionados para o prémio literário Giuseppe Acerbi, que este ano, na sua XV edição, contempla a literatura portuguesa, noticia a agência Lusa.

As obras seleccionadas foram «Um deus passeando pela brisa da tarde» (Mário de Carvalho), «O Vale da Paixão» (Lídia Jorge), «Morreste-me» (José Luís Peixoto) e «Jerusalém» (Gonçalo M.Tavares).

O prémio Giuseppe Acerbi, do nome de um explorador, literato e egiptólogo italiano (1773-1846), foi instituído em 1993 pelo município de Castel Goffredo, Mântua, com o objectivo de «dar a conhecer e aproximar os povos», do mesmo passo divulgando o nome e a imagem da região no mundo.

Anualmente, o Prémio distingue obras de um determinado país.

O primeiro a ser seleccionado, em 1993, foi a Nigéria, vencendo o prémio o mais internacional dos escritores deste país africano, Wole Soyinka, com «La morte e il cavaliere del Re» (na tradução italiana).

Vieram a seguir a Finlândia (Arto Paasilinna), Brasil (Rubem da Fonseca), Áustria (Marianne Gruber), Eslovénia (Alojz Rebula), Rússia (Ljudmila Ulickaja), países do Norte da Europa (ex-aequo Einar Mar Gudmundsson e Kerstin Ekman), Egipto (Baha Taher), Canadá (Anne Michaels), Grécia (ex-aequo Alki Zei e Pavlos Matesis), Irlanda (Jennifer Johnston), México (Carlos Fuentes), Roménia (Mircea Cartarescu) e Hungria (Lajos Grendel).

Nos termos do regulamento, os quatro romances portugueses seleccionados serão submetidos à apreciação de um Júri Popular, composto por 70 leitores escolhidos entre os inscritos nas bibliotecas da província de Mântua e Brescia, e de um Júri Científico, de que fazem parte jornalistas e professores universitários.

Em declarações à agência Lusa, uma responsável da Biblioteca comunal de Castel Goffredo, associada ao prémio, informou que os quatro escritores foram convidados a assistir, em Mântua, dia 24 de Março, à cerimónia de entrega das obras seleccionadas aos leitores dos dois júris.

O nome do vencedor será anunciado oficialmente pelos dois júris no dia 14 de Julho, estando a entrega do prémio programada para 09 de Novembro na sede do município de Castel Goffredo.
Continue a ler esta notícia