«Repor a verdade sobre a cannabis» - TVI

«Repor a verdade sobre a cannabis»

  • Portugal Diário
  • 5 mai 2007, 19:23
Manifestação a favor da legalização das drogas leves (Foto Lusa)

Fotos: manifestação junta centenas que querem legalização

A manifestação realizada hoje em 200 cidades no mundo a defender a legalização de todas as utilizações da cannabis reuniu em Lisboa 500 apoiantes, segundo fonte da PSP, ou mil, na opinião da organização do evento.

A Marcha Global da Marijuana, uma manifestação que este ano também se efectuou no Porto, em Lisboa começou nas Amoreiras, passou pelo Largo do Rato e pelo Príncipe Real, para chegar ao Largo Luís de Camões, no Chiado, sempre acompanhada por agentes da PSP.

Nuno Pombeiro, da organização da marcha em Lisboa, em coordenação com o Movimento internacional, explicou aos jornalistas que o objectivo da iniciativa é «repor a verdade sobre a cannabis» e partir para a sua legalização.

Após o que considerou «o sucesso» desta manifestação, que «conseguiu juntar mais de mil participantes, depois dos 200 de 2006», Nuno Pombeiro salienta que a intenção é criar uma associação de consumidores de cannabis e desenvolver várias iniciativas ao longo do próximo ano para esclarecer «a verdade acerca do seu consumo».

A Comissão Organizadora da Marcha Global da Marijuana em Lisboa (COM.MARIA) defende também a importância de uma maior investigação quanto às utilizações benéficas da planta.

A COM.MARIA quer a «legalização da cannabis e das suas utilizações», bem como regulamentar «modos de obtenção da cannabis» e «encorajar o estudo e a pesquisa das muitas utilizações benéficas da planta Cannabis Sativa L.».

A maior parte dos manifestantes eram jovens que acompanhavam a música sempre presente ao longo do percurso com expressões em defesa da liberalização da cannabis e da ausência de malefícios no seu consumo.
Continue a ler esta notícia