Governo estuda isenção de portagens para trânsito local no IC36 - TVI

Governo estuda isenção de portagens para trânsito local no IC36

Mário Lino

«Há formas técnicas e práticas de resolver este problema», diz Isabel Damasceno

Relacionados
O Governo vai estudar a isenção de portagens para o trânsito local no IC36, que fará a ligação em Leiria da A8 à A1, prometeu esta segunda-feira o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, no lançamento da Concessão Litoral Oeste.

«Vamos analisar a questão, depois de vermos em pormenor. A auto-estrada tem portagem mas, como em alguns sítios, pode ser que seja correcto encontrar alguma forma de isenção para o que é o trânsito local», admitiu Mário Lino, respondendo a um desejo da presidente da Câmara de Leiria.

Isabel Damasceno considera importante equacionar a possibilidade do trânsito local ser isentado de portagens na via que vai atravessar Leiria, ligando as duas auto-estradas.

«Há formas técnicas e práticas de resolver este problema. No caso do IC36, que é uma variante à cidade de Leiria, era importante que a população de Leiria estivesse isenta, pois irá utilizá-lo para o seu dia-a-dia de trabalho. Não é justo que zonas urbanas como Leiria sejam prejudicadas em termos de utilização das suas acessibilidades face ao que acontece nas grandes metrópoles do país», alegou.

Autarca de Leiria satisfeita com novas acessibilidades

A autarca mostrou-se satisfeita com o lançamento das novas acessibilidades, «um desejo que tem pelo menos 20 anos», mas assumiu o «sentimento de pessimismo e de alguma marginalização da região» que se sente em Leiria pelo «abandono da solução Ota» para o novo aeroporto em Alcochete.

Referiu, também, que «uma mágoa ficou» pelo «espartilhar das regiões de turismo», nomeadamente da Região de Turismo de Leiria/Fátima, «uma marca forte e perfeitamente consolidada».

«Agradecia que não viesse a acontecer o mesmo à estação de TGV», disse Isabel Damasceno, considerando «fundamental que Leiria seja contemplada com uma estação».

Ainda no lançamento do concurso público para a Concessão do Litoral Oeste, que até 2011 vai significar um investimento de 260 milhões de euros para construir 85 quilómetros de estradas, Mário Lino disse que, além do IC36, também a Variante a Leiria, entre S. Jorge e Leiria (12,5 quilómetros), que visa retirar trânsito do actual troço que passa próximo do Mosteiro da Batalha, irá ter portagens.

O ministro das Obras Públicas lembrou ainda que a Concessão do Litoral Oeste é uma das sete concessões lançadas pelo Governo, num total de 2.600 quilómetros de estradas.

«Desses, 1.150 quilómetros são estradas novas a construir e, dessas, cerca de metade (511 quilómetros) em perfil de auto-estrada. Mas há uma particularidade: nestes 1.150 quilómetros, 387 (34 por cento) estão no interior do país; 684 quilómetros são eixos transversais do interior ao litoral; e apenas seis por cento se situam no litoral. Ou seja, 94 por cento dos 2.600 quilómetros têm como objectivo a coesão social e territorial, a dinamização do interior no combate à desertificação, o desenvolvimento da actividade económica mais coesa, mais conforto e menos sinistralidade», referiu Mário Lino.
Continue a ler esta notícia

Relacionados