Mercados accionistas na pior performance das últimas décadas - TVI

Mercados accionistas na pior performance das últimas décadas

Bolsa

PSI20 perde 20,82% num mês

Relacionados
Os mercados accionistas registaram no mês de Outubro uma das piores performances mensais das últimas décadas.

O Índice mais representativo do mercado accionista português, o PSI20, depreciou-se 20,82 por cento, fazendo «underperformance» face aos seus congéneres europeus.

O Índice Dow Jones Europe Stoxx, representativo das 315 maiores capitalizações bolsistas da Zona Euro depreciou-se 15,9% no mesmo período.

Segundo a análise de mercado feita pela F&C, «os sinais de abrandamento económico na Zona Euro e nos Estados Unidos deram lugar a um cenário mais grave, que é o de pré-recessão económica, de dimensão e duração ainda desconhecidas».

O reforço do combate das autoridades monetárias e governamentais em várias latitudes à crise de liquidez e de solvabilidadade do sistema financeiro a nível internacional conviveu com a divulgação de indicadores macroeconómicos muito negativos, na Zona Euro, Estados Unidos e Japão.

Níveis de volatilidade atingem máximos históricos

«A percepção de que enfrentamos no curto prazo uma crise económica e financeira a nível global tem mantido o apetite por activos de risco a níveis muito baixos», adianta a análise.

Os níveis de volatilidade dos índices de acções atingiram máximos históricos, sendo bem evidente o sentimento de incerteza e nervosismo prevalecente entre os investidores no mercado.

A nível sectorial, verificou-se que os sectores mais penalizados foram os de maior componente cíclica, nomedamante o sector financeiro, os recursos básicos, os bens industriais e o imobiliário.
Continue a ler esta notícia

Relacionados