EDP Renováveis entra no PSI20 já a 1 de Julho - TVI

EDP Renováveis entra no PSI20 já a 1 de Julho

  • Rui Pedro Vieira
  • 2 jun 2008, 19:54
António Mexia

(Notícia actualizada com mais pormenores)

Relacionados
A EDP Renováveis vai entrar para o índice de referência nacional, PSI20, já no próximo dia 1 de Julho.

A empresa passa assim a ser a quinta maior companhia do índice nacional, forçando a sair a Soares da Costa. Recorde-se que as acções da EDP Renováveis vão custar 8 euros.

Segundo o presidente da EDP, António Mexia, «isto é resultado de ambição e pragmatismo. A operação é uma referência tanto a nível nacional como internacional», sustentou na sessão especial de bolsa para apuramento de resultados da Oferta Pública de Subscrição, que decorreu esta segunda-feira.

Crescer em momento menos favorável

Já para o presidente da Euronext Lisbon, Miguel Athayde Marques, «este IPO (Oferta Pública Inicial) encerra uma forte vontade de crescer e de tornar a empresa numa das maiores do seu sector a nível mundial».

«Quando as empresas têm bons fundamentais e gestores dinâmicos, os resultados aparecem», acrescentou.

Athayde Marques reconheceu que a operação de dispersão de capital revela «coragem», num momento em que os mercados prosseguem num momento menos favorável.

Naquele que é o maior IPO realizado na Europa até ao momento este ano, ao nível da procura institucional, os investidores portugueses ficaram com quase 28% das acções da EDP Renováveis, seguindo-se os do Reino Unido com mais de 26% e os dos Estados Unidos que arrecadaram 14,3%. Em Espanha foram colocados 8,8% dos títulos.

Próximas datas

Recorde-se que depois da sessão especial de mercado regulamentado, esta terça-feira será o dia da liquidação física e financeira das acções subscritas na Oferta Pública de Subscrição (OPS).

Já a data prevista de admissão da negociação das acções da EDP Renováveis que foram objecto de OPS é 4 de Junho, quarta-feira. No dia seguinte, terá lugar a liquidação financeira e física das acções objecto de venda institucional.

Na sexta-feira, espera-se a admissão à negociação das acções da nova empresa que forem objecto de venda institucional.

Depois da entrada no PSI20 a 1 de Julho, serão admitidas no dia 17 desse mês as acções subscritas por trabalhadores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados