Manequins portuguesas «não são anoréticas» - TVI

Manequins portuguesas «não são anoréticas»

  • Portugal Diário
  • 2 mar 2007, 17:54

Diz responsável pelo evento Portugal Fashion. São «saudáveis e elegantes»

A extrema magreza de alguns modelos, que provocou várias mortes recentemente, não se coloca em Portugal e nunca criou qualquer dificuldade aos organizadores do Portugal Fashion, uma das mais importantes mostras de moda portuguesa, escreve a Lusa.

«Se nos tivéssemos preocupado com este problema e tivéssemos criado regras (como está a acontecer em alguns eventos internacionais de moda), todas as manequins que participaram nas edições do Portugal Fashion teriam sido aprovadas», afirmou esta sexta-feira Manuel Serrão, da organização do certame.

Manuel Serrão falava à Lusa, poucas horas antes do início da vigésima edição do Portugal Fashion, que decorre até segunda-feira no Porto, com a presença de alguns dos mais importantes estilistas nacionais.

O programa inclui a realização de 16 desfiles individuais, de nomes como José António Tenente, Miguel Vieira, Fátima Lopes ou Luís Buchinho, e quatro desfiles colectivos, sendo dois vocacionados para jovens estilistas e os restantes para sapatos e indústria.

«Nós nunca tivemos dificuldades devido a problemas de anorexia dos modelos porque, em Portugal, as manequins têm formas elegantes e saudáveis», salientou.

Manuel Serrão, que referiu já terem desfilado no Portugal Fashion cerca de 2.500 modelos nacionais e internacionais, frisou que se trata de uma questão de «bom senso».

«O problema que se tem colocado em países como Espanha ou Itália não se põe em Portugal, onde os modelos têm o bom senso de não confundir magreza com beleza», afirmou.

Manuel Serrão salientou, no entanto, que o problema da anorexia existe no mundo da moda, defendendo que, em muitas situações, resulta «da necessidade de aproveitar as oportunidades que surgem».

«Os produtores devem evoluir para que não se apontem como exemplos à juventude situações de sub-nutrição», defendeu, considerando que muitos casos de magreza «são ditados pela falta de condições» dos modelos.

Para Manuel Serrão, o combate a este problema pode passar pelo estabelecimento de regras, como tem vindo a ser adoptado por alguns eventos internacionais, mas deve deixar espaço para a apreciação casuística.

O mundo da moda e dos modelos é o tema central de um livro que será apresentado sábado no Porto, intitulado «Manequins, Agências e Companhia». O livro, da autoria de Alexandra Macedo, pretende servir de orientação para o início da carreira no mundo da moda.
Continue a ler esta notícia