Faro: 750 militares nas estradas - TVI

Faro: 750 militares nas estradas

  • Portugal Diário
  • 19 jul 2007, 18:15
Concentração de motos em Faro - Foto Lusa, Luís Forra

Homens da GNR vão garantir segurança nos acessos à concentração de motas

A Guarda Nacional Republicana montou um dispositivo de 750 militares que estão já nas estradas de acesso à concentração de motos de Faro, que esta quinta-feira começa, com prioridade à segurança, ordem pública e prevenção criminal, avança a Lusa.

Hoje, no primeiro dia da concentração, o recinto «já está recheado, dentro das expectativas» mas conta ainda com menos de metade dos cerca de 40 mil motociclistas e penduras esperados.

«Estimo que estejam neste momento mais de cinco mil participantes, o número esperado para o primeiro dia, já que a sexta-feira é que traz maior número de motociclistas, havendo ainda gente que só se desloca à concentração no dia forte, que é sábado», disse à Lusa Armando Serro, vice-presidente do Motoclube de Faro.

As chegadas à concentração variam muito consoante o tipo de motociclista. «Os espanhóis chegam por tradição à sexta-feira e há muitos que só vêm ao sábado», explica Armando Serro.

O Grupo Territorial de Faro conta para esta megaoperação com reforços provenientes de outras subunidades da Brigada Territorial nº3, da Brigada de Trânsito, do regimento de Infantaria, da Brigada Fiscal e da Escola Prática.

Nos acessos em redor da cidade de Faro vão existir alguns postos de fiscalização de viaturas de duas rodas.

«É preciso criar postos de fiscalização para criar um efeito dissuasor, travando as intenções de quem pretenda excessos e motivando os motociclistas que pretendem chegar à concentração em condições de segurança, sem comportamentos de risco», afirmou à Lusa o capitão Manuel Jorge.

Na estrada que liga o aeroporto à ilha de Faro a GNR impôs limitações de trânsito aos veículos de quatro rodas (incluindo as «motoquatro»), podendo transitar apenas os residentes que o comprovem.

As restrições nos acessos à Praia de Faro vão necessariamente causar incómodos aos residentes, mas os militares da GNR prometem «minimizar todos os transtornos» à população.

Nesta operação estarão ainda empenhadas valências da GNR como o Serviço de Investigação Criminal (SIC) e o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) integram também este dispositivo que contará com cerca de 750 homens no total.

O capitão da GNR apela a todos os motociclistas para que se comportem na estrada «com civismo e moderação, em ambiente de festa» garantindo que, à semelhança do que já acontece dentro do recinto da concentração, «também nas estradas não permitiremos excessos».

Para participar nos quatros dias da concentração há um bilhete único, de 40 euros, que dá acesso a todos os espectáculos e actividades no recinto. Não há até agora registos de quaisquer incidentes.
Continue a ler esta notícia