Faro: motards chegam de toda a Europa - TVI

Faro: motards chegam de toda a Europa

  • Portugal Diário
  • 19 jul 2007, 10:21
Concentração de motards em Faro (Luís Forra/Lusa)

E congestionam estradas. Motoclube aposta numa edição livre de acidentes

Milhares de motociclistas vão congestionar esta quinta-feira todas as estradas que levam a Faro,onde começa a 26ª Concentração Internacional de motos, prevendo-se que junte mais de 40 mil motociclistas de toda a Europa, noticia a Lusa.

Nos 40 hectares da Quinta de Vale das Almas, próximo do aeroporto da capital algarvia, está tudo a postos para acolher os milhares de motociclistas, este ano com um cartaz musical preenchido.

Nas ruas de Faro já se viam quarta-feira muitas motos, mas a organização do encontro reserva para o dia de quinta-feira o grande movimento de motociclistas. Para esta edição da concentração, o Motoclube de Faro aposta num evento livre de acidentes, à semelhança do que aconteceu no ano passado, tendo lançado uma campanha nacional de sensibilização - «OK - ZerOKilled - Todos Vivos».

Os 40 hectares assemelham-se a um autêntico acampamento gigante, com um palco para espectáculos, oficina, hospital de campanha, meios para combate a incêndios, bares e restaurantes e locais para acampar. A distribuição de textos, cartazes e autocolantes com apelos à circulação em segurança e ao cumprimento do Código de Estrada será uma constante durante a 26ª concentração de Faro.

No conjunto, a estrutura humana e logística terá mil voluntários, dois palcos, 5.000 metros quadrados de tendas de alumínio, 210 casas de banho químicas, 25 outras ligadas à rede, seis quilómetros de vedação, 15 contentores para camarins, 100 duches, 120 torneiras para lavatórios, uma centena de contentores de lixo e vários ecopontos espalhados pelo recinto. Cada inscrição custa 40 euros, que dá direito a um «kit» que inclui senhas de refeições.

O evento terminará domingo, com o habitual desfile «motard» pelas ruas da cidade de Faro.

PSP promete fiscalização visível mas discreta

A PSP de Faro montou um dispositivo «adequado às necessidades» para fazer face aos milhares de motociclistas e espera um «ambiente de festa, com civismo».

A PSP de Faro prefere não revelar qual o número de agentes destacados para vigiar a cidade nos próximos dias mas garante que «vai ser uma actuação naturalmente discreta mas que terá de ter alguma visibilidade», explicou à Lusa o comandante da PSP de Faro, Jorge Cabrita.

Não estão previstos quaisquer cortes de estrada no interior da cidade, nem sequer haverá qualquer tipo de fiscalização especialmente dedicada aos motociclistas, afirma o comandante da PSP. «Podem existir algumas operações de fiscalização mas para todos os tipos de veículos», acrescentou.

O que preocupa as autoridades, afirma Jorge Cabrita, não são os motociclistas que se deslocam a Faro para a concentração, «são alguns exibicionistas que não pertencem à concentração, mas que vêm para a cidade perturbar o ambiente e causar distúrbios».
Continue a ler esta notícia