Plano de apoio aos proprietários será último recurso dos bancos - TVI

Plano de apoio aos proprietários será último recurso dos bancos

Bandeira

Dizem os analistas

Relacionados
O programa norte-americano para apoiar proprietários de casas hipotecadas, dotado de 300 mil milhões de dólares e apresentado na quarta-feira entre a tensão política do «Plano Paulson», será utilizado apenas em último recurso pelos bancos, afirmam os analistas.

O principal problema, dizem analistas norte-americanos citados pela «Lusa», é que o programa «Hope for Homeowners» (Esperança para os Proprietários), ao qual os bancos só aderem se quiserem, implica que estes cancelem as hipotecas dos proprietários e as substituam por outras com um tecto máximo de 90 por cento do valor actualizado das casas.

Vários bancos disseram já que preferem usar os seus próprios programas de renegociação de crédito à habitação, através dos quais podem controlar melhor os termos do contrato.

«Vamos continuar com os nossos esforços para manter nas suas casas quem pediu empréstimos», declarou esta quinta-feira David Bradley, porta-voz do Bank of America, que só em Agosto realizou 15.750 alterações ao crédito à habitação. «Já estamos a ser muito agressivos nesta material», sublinhou.

A nova legislação, assinada pela Casa Branca em finais de Julho, foi durante meses alvo de intenso debate no Congresso norte-americano, apoiada pelos Democratas e criticada pelos Republicanos.

O programa permite aos proprietários de casas em dificuldades fazer uma nova hipoteca em condições mais acessíveis, e com uma garantia dada pelo governo federal norte-americano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados