The Who estrearam-se finalmente em Portugal - TVI

The Who estrearam-se finalmente em Portugal

Daltrey e Townshend estiveram ao seu melhor nível

Foram precisos mais de 40 anos para que Portugal recebesse finalmente os The Who, uma das mais importantes bandas de rock das décadas de 60 e 70.

De volta aos palcos desde o final de 2006, Roger Daltrey e Pete Townshend deixaram mais do que justificado o regresso ao activo perante uma plateia diversificada que cruzava gerações, desde os adolescentes que conheciam muito mais do que «a música do CSI» até aos saudosos fãs com mais de 50 anos.

O velhinho "Can't Explain" foi o primeiro tema dos The Who a ser ouvido no Pavilhão Atlântico e o público vibrou com os acordes iniciais vindos da guitarra de Townshend. A três dias de completar 62 anos de idade, Pete deu uma lição de eficácia e sobriedade sonora, revelando aqui e ali o seu génio e a razão porque é considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

Roger Daltrey também esteve ao seu melhor nível e foi difícil encontrar falhas numa voz que continua tão rouca como poderosa. E os malabarismos com o microfone não ficaram de fora.

Ao quarto tema, os The Who apresentaram "Fragments", uma das canções que compõem o novo álbum "Endless Wire". Seguiu-se o bem conhecido "Who Are You", o tal que faz parte do genérico da série de TV "CSI: Las Vegas", e que pôs toda a gente a dançar.

A mini-ópera rock "Wire & Glass" trouxe "Sound Round", "Pick Up The Peace", "Endless Wire", "We Got A Hit", "They Made My Dream Come True" e "Mirror Door". Os pequenos filmes que passavam nos ecrãs gigantes montados sob o palco acompanharam de forma perfeita cada tema durante as cerca de duas horas de espectáculo.

Das canções preferidas do público contaram-se "Baba O'Riley", "My Generation" e "Pinball Wizard", esta última a abrir o encore, depois de uma chuva de aplausos incessante até ao regresso da banda ao palco.

Pelo meio houve também momentos mais introspectivos, com Daltrey e Townshend a serem os únicos em palco e em versão acústica.

Uma noite que deu certamente para matar saudades de outros tempos e que poderá ser revista daqui a algumas semanas em formato CD e DVD. No site TheMusic.com, os fãs portugueses podem já efectuar a pré-compra do disco do concerto de Lisboa. Outro bom exemplo de como os The Who não ficaram parados no tempo.
Continue a ler esta notícia