Green Day deram festa de encher a vista em Lisboa (fotos) - TVI

Green Day deram festa de encher a vista em Lisboa (fotos)

Banda norte-americana encheu o Pavilhão Atlântico de fãs de quase todas as idades. Apresentação do novo álbum durou cerca de duas horas

Relacionados
Não foram três horas como prometido, mas as 2h15 de concerto chegaram para os Green Day fazerem uma autêntica festa no Pavilhão Atlântico e matarem saudades aos fãs que os tinham visto pela primeira vez em 2000.

Entre o saudosismo de quem era adolescente nos tempos de «Dookie» e a «primeira vez» de muitos adolescentes, este foi um espectáculo de encher a vista. Na primeira data da digressão europeia não faltaram painéis de vídeo, efeitos pirotécnicos, confettis e t-shirts lançadas para o público. Porque há muito que os Green Day deixaram de ser uma simples banda de punk rock, transformando-se numa gigantesca máquina que move milhões (neste caso, uns bons milhares que encheram o pavilhão).

Na bagagem, Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool trouxeram um «21st Century Breakdown» que ficou aquém das expectativas geradas pelos próprios, mas que os fãs portugueses, especialmente os mais novos, abraçaram como se de um clássico se tratasse. As letras estavam todas decoradas e prontas a ser cantadas, tal como as de «American Idiot», o disco que catapultou a banda para a estratosfera musical em 2004.

O alinhamento do concerto passou especialmente pelos dois últimos álbuns dos Green Day e o formato opera rock serve como uma luva ao actual espectáculo apresentado. Depois de um coelho branco embriagado ter animado o público ao som de «YMCA», dos Village People, o trio (que ao vivo se torna sexteto) subiu finalmente ao palco com «21st Century Breakdown» e «Know Your Enemy».

O primeiro single do novo disco resulta bem ao vivo e serviu para incendiar uma plateia que vinha preparada para dar o litro. Billie Joe convidou o primeiro de muitos fãs a subir ao palco, proporcionando um mais que provável momento alto nas vidas destes adolescentes.

O vocalista dos Green Day teve sempre o público na mão e trouxe bem ensaiados os «muito obrigado» em português. Bandeiras portuguesas em palco e coros de «olé olé» marcaram pontos extra junto dos fãs.

«Holiday» foi o primeiro tema a recuperar «American Idiot» e, tal como «Are We The Waiting» e «Boulevard of Broken Dreams», testou as gargantas da assistência. Não demorou muito para Billie Joe exclamar que amava os fãs lusos e que Lisboa era a melhor cidade europeia.

«Hitchin' A Ride» e «Brain Stew» levaram os Green Day aos anos 1990, com um piscar de olho breve aos Black Sabbath, Metallica e The Kinks pelo meio. «Longview» foi cantado por um fã que provou que as condições sonoras do Atlântico não são as melhores e «Basket Case» foi entoado por todos como o verdadeiro clássico que é.

Antes dos tiros certeiros com «Minority» e «21 Guns», houve «King For A Day» com direito a chapéus carnavalescos e mais versos dos Doors e Rolling Stones. Depois vieram os encores e o hino anti-Bush «American Idiot» e o épico «Jesus of Suburbia» com um fã a brilhar na guitarra.

No último regresso ao palco, Billie Joe surgiu acompanhado apenas da sua guitarra acústica e, claro, de um coro de milhares de vozes para as baladas «Last Night On Earth» e «Good Riddance (Time of Your Life)».

Às 22h45 estava tudo terminado. Sorrisos estampados nas caras dos jovens (e outros menos jovens) fãs e um pelotão de pais à porta do pavilhão, à espera dos filhos.

Alinhamento:

1. Song of the Century

2. 21st Century Breakdown

3. Know Your Enemy

4. East Jesus Nowhere

5. Holiday

6. The Static Age

7. Before The Lobotomy

8. Are We The Waiting

9. St. Jimmy

10. Boulevard of Broken Dreams

11. Hitchin' A Ride

12. Iron Man [Black Sabbath]/Master of Puppets [Metallica]/You Really Got Me [The Kinks]

13. Brain Stew

14. Welcome To Paradise

15. Longview

16. Basket Case

17. She

18. King For A Day/Break On Through (To The Other Side) [The Doors]/(I Can't Get No) Satisfaction [The Rolling Stones]/Shout [The Isley Brothers]

19. 21 Guns

20. Minority

Encore 1

21. American Idiot

22. Jesus of Suburbia

Encore 2

23. Last Night On Earth

24. Good Riddance (Time of Your Life)
Continue a ler esta notícia

Relacionados