«Os melhores discos de 2012», segundo Fernando Ribeiro - TVI

«Os melhores discos de 2012», segundo Fernando Ribeiro

Moonspell no festival 70,000 Tons of Metal (EPA/STEVE C. MITCHELL)

«Primavera», dos The Gift, é o melhor álbum nacional do ano, contra a «ditadura do violão/peúga branca/má poesia», acredita o vocalista dos Moonspell

Relacionados
Os Moonspell tiveram mais um ano cheio de concertos em Portugal e no estrangeiro, e 2012 serviu também para que a banda de metal apostasse num novo disco a dobrar, o duplo «Alpha Noir/Omega White», editado em maio.

A nível pessoal, este foi também um ano especial para Fernando Ribeiro com o nascimento do seu primeiro filho com Sónia Tavares.

E, apesar de admitir que «Primavera» é, obviamente, «um disco pessoal», o vocalista dos Moonspell disse ao IOL Música que a escolha do mais recente trabalho de estúdio dos The Gift para «melhor do ano» não vale apenas e só pela relação próxima que tem com os músicos de Alcobaça.

«["Primavera" é] um disco pessoal, feito por pessoas da minha vida, mas, nem por isso, menor em emoção, admiração e talento, salvando a cena [musical] portuguesa da ditadura atual do "violão/peúga branca/má poesia" que prolifera camuflada em "cantautor" neste país de mínimos olímpicos», afirmou Fernando.

O músico dos Moonspell descreveu assim o seu disco nacional preferido de 2012: «Depois da cor [de «Explode»], a viragem a preto e branco que junta o Nuno Gonçalves, provavelmente o escritor de canções mais complexo e labiríntico de Portugal, e a Sónia Tavares, em definitivo a voz que arrepia caminho por entre estas sombras primaveris e invernosas».

Os melhores discos de 2012? Músicos portugueses respondem

A nível internacional, Fernando Ribeiro esteve bem atento ao regresso aos discos dos Dead Can Dance. «Anastasis», que surgiu em agosto, 16 anos depois do seu antecessor, deixou o músico rendido.

Fernando destacou a capacidade da dupla Lisa Gerrard e

Brendan Perry em «agregar sensibilidades opostas ao seu redor, jogando com os sons da terra, do sangue e da melancolia».

«Os melhores discos de 2012», segundo Fernando Ribeiro:

Nacional

1. «Primavera», The Gift

2. «Alma», Carminho

3. «Red Supergiant», Miss Lava

4. «Lions Among Men», The Firstborn

5. «Avis Rara», Gaiteiros de Lisboa



Internacional

1. «Anastasis», Dead Can Dance

2. «Choice of Weapon», The Cult

3. «Phantom Antichrist», Kreator

4. «Dead End Kings», Katatonia

5. «Born To Die», Lana Del Rey

Continue a ler esta notícia

Relacionados