Os melhores discos de 2012? Músicos portugueses respondem - TVI

Os melhores discos de 2012? Músicos portugueses respondem

Fernando Ribeiro, Mafalda Veiga, Hélio Morais, Capicua, Fred Ferreira e Minta revelam os seus discos preferidos lançados este ano

Relacionados
A pergunta é feita anualmente e as listas das publicações especializadas multiplicam-se ao longo do mês de dezembro. Afinal, qual é o melhor disco do ano?

A revista norte-americana «Rolling Stone» escolheu «Wrecking Ball», de Bruce Springsteen, enquanto que a britânica «NME» colocou os Tame Impala no primeiro lugar do seu top com «Lonerism». Por cá, a «Blitz» elegeu como melhores discos de 2012 o álbum homónimo dos Django Django (internacional), e «Quinto», de António Zambujo (nacional).

Para o rescaldo do que de melhor se lançou este ano em Portugal e no estrangeiro, o IOL Música convidou seis músicos nacionais de áreas musicais distintas. Quisemos saber quais os discos preferidos de Fernando Ribeiro (Moonspell), Mafalda Veiga, Hélio Morais (Linda Martini, PAUS), Capicua, Fred Ferreira (Orelha Negra, Buraka Som Sistema) e Minta.

E se é certo que não encontrámos um «número um» unânime (nem era essa a nossa verdadeira intenção), podemos pelo menos apontar alguns artistas que convenceram decididamente os ouvidos de grande parte do nosso painel de críticos convidados.

O «Quinto» de António Zambujo, o regresso de Carminho com «Alma», o «Mel Azul» de Norberto Lobo, o segundo álbum homónimo dos Orelha Negra, e a estreia com um longa duração a solo de Capicua contaram com pelo menos duas referências nas seis listas de melhores discos nacionais do ano. Desde o fado (e não só, no caso de Zambujo) até ao hip-hop com sotaque portuense.

Nos discos vindos de fora, os primeiros álbuns de Frank Ocean («Channel Orange») e Michael Kiwanuka («Home Again») deixaram boas impressões, tal como Fiona Apple e aquele que é provavelmente um dos discos com o mais longo título de sempre, «The Idler Wheel Is Wiser Than the Driver of the Screw and Whipping Cords Will Serve You More Than Ropes Will Ever Do» (chamemos-lhe «The Idler Wheel», portanto).

Jack White, Ana Moura, Halloween, Speech Debelle, Walter Benjamin, Beachwood Sparks, Dead Can Dance, The Gift, TV Rural, Kendrick Lamar, B Fachada e Dirty Projectors são outros dos autores dos discos em destaque nestas seis listas:

- «Os melhores discos de 2012», segundo Fernando Ribeiro

- «Os melhores discos de 2012», segundo Mafalda Veiga

- «Os melhores discos de 2012», segundo Hélio Morais

- «Os melhores discos de 2012», segundo Capicua

- «Os melhores discos de 2012», segundo Fred Ferreira

- «Os melhores discos de 2012», segundo Minta
Continue a ler esta notícia

Relacionados