Do fado festivaleiro de Mariza ao agitar de ancas de Shakira, passando pelas guitarradas de John Mayer e a energia de Ivete Sangalo. Foi assim o primeiro dia de concertos no Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa 2010.
O festival regressou esta sexta-feira ao Parque da Bela Vista e a Cidade do Rock recebeu 81 mil pessoas prontas para a festa e para enfrentar o calor e muitas filas. O arranque oficial foi dado ao som dos OqueStrada, no palco Sunset, mas às 19h00 as atenções viraram-se para o enorme palco principal do Rock in Rio.
Tal como já acontecera em 2009, no Sudoeste TMN, Mariza mostrou a sua adaptabilidade a um festival. De casaco de cabedal e vestido negros, a fadista soube jogar suficientemente bem com uma plateia atenta à sua carreira. Cantou-se «Rosa Branca» e «Ó Gente da Minha Terra» e os ritmos folclóricos de «Feira de Castro» puxaram pelas palmas.
Mariza não levantou poeira, mas soube animar o final de tarde do Rock in Rio. Infeliz foi, no entanto, a escolha de «Come As You Are», dos Nirvana, para fechar a actuação. As falhas de som no microfone não ajudaram, mas, de qualquer forma, este não será o melhor tema para provar a versatilidade da voz da cantora.
Furacão Ivete
A senhora que se seguiu dispensava apresentações. Afinal, Ivete Sangalo não falhou um Rock in Rio Lisboa desde a primeira edição, em 2004. E a verdade é que a artista brasileira acaba sempre por chamar bastante público ao festival, principalmente muitos conterrâneos com saudades de sambar.
Mãe pela primeira vez há cerca de sete meses, a baiana apresentou-se em forma e com energia para dar e vender, contagiando imediatamente os milhares de pessoas que já marcavam lugar em redor do Palco Mundo. Provocadora, decidiu por momentos encaixar o microfone por entre o generoso decote para assim poder bater palmas livremente.
«Gostosa? Gostosa eu não estou, mas estou feliz», respondeu Ivete aos fãs, após sucessivos piropos. «Sorte Grande (Poeira)» e «Arerê» foram alguns dos êxitos que a cantora trouxe a Portugal num concerto que ficou também marcado pela breve entrada em palco dos sobrinhos de Ivete Sangalo, que dançaram ao som de música de Michael Jackson.
Os blues de John Mayer...
Num cartaz dominado pelo sexo feminino neste primeiro dia, o norte-americano John Mayer foi a excepção. A festa fez-se num registo diferente, comandada pelo blues, com mais ou menos pop à mistura.
Na sua estreia absoluta em Portugal, o músico de 32 anos marcou pontos junto do público não só apenas com baladas e canções românticas, que muitos suspiros fizeram soltar, mas também com uma boa dose de guitarradas carregadas de blues.
«Perfectly Lonely», «Waiting On The World To Change», «Why Georgia» e «Gravity» conquistaram a plateia naquele que, musicalmente, foi a actuação mais interessante no Palco Mundo.
...e as ancas de Shakira
«Sei que estão prontos para a Shakira», anunciou Mayer antes das despedidas finais. A colombiana era mesmo a maior atracção da noite e não terá desapontado os seus fãs, apesar do atraso de cerca de 20 minutos. A entrada em cena foi feita com dança do ventre - o agitar de ancas quase hipnótico da cantora é certamente a sua principal arma.
Entre baladas como «La Pared» e temas mais mexidos como «La Tortura» ou «Whenever, Wherever», Shakira não deixou de passear sensualidade em palco. «She Wolf», em versão remix, e «Gypsy» foram algumas das novidades apresentadas no Rock in Rio num concerto inserido na promoção do mais recente álbum.
Muito faladora, a cantora colombiana tentou ao máximo comunicar em português com o público. «Quero vê-los dançar, Lisboa», desafiou, lançando a última canção da noite. «Hips Don't Lie» continua a ser o êxito mais reconhecido de Shakira e pôs milhares de festivaleiros a dançar, esgotando as derradeiras reservas de energia no final de um longo dia.
Rock in Rio: do fado festivaleiro às ancas hipnotizantes
- João Silva
- 22 mai 2010, 05:40
03:39
Primeiro dia de Rock In Rio Lisboa 2010
Primeiro dia de Rock in Rio 2010
Primeiro dia do festival contou com uma assistência de 81 mil pessoas. Shakira dominou as atenções. Vê aqui as fotos e a reportagem vídeo
Continue a ler esta notícia