Digressão de Madonna bate recorde financeiro - TVI

Digressão de Madonna bate recorde financeiro

Madonna lucrou 201 milhões de euros com «Sticky and Sweet»

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A cantora norte-americana Madonna bateu, com a sua recém-concluída digressão «Sticky and Sweet», o recorde de lucros de uma tournée para um cantor a solo, ao reunir 280 milhões de dólares (201 milhões de euros), escreve a Lusa.

A cantora de «Material Girl» ultrapassou assim o recorde de 260 milhões de dólares (cerca de 187 milhões de euros) que obteve na anterior digressão, «Confessions Tour», em 2006, que a classificou como a intérprete feminina com mais êxito ao vivo.

Segundo um comunicado da promotora dos concertos da artista, a «Live Nation», publicado na sua página da Internet, estes números resultam dos 2.350.282 bilhetes vendidos nos 58 concertos que formaram a digressão com a qual Madonna promoveu o álbum «Hard Candy».

A «Sticky and Sweet Tour» terminou domingo com um concerto em São Paulo, no Brasil, com o qual se encerrou um périplo iniciado em Cardiff, no País de Gales, a 23 de Agosto e no qual a artista brilhou em palco com roupas de Givenchy, Jean-Paul Gaultier e Arianne Philippe.

Depois de percorrer a Europa - inclusive com um concerto em Lisboa - passou pelos Estados Unidos, Canadá, México e América do Sul, onde, com os seus concertos no Chile, Brasil e Argentina, conseguiu vender um total de 650 mil bilhetes.

Além disso, com o concerto oferecido em Zurique a 30 de Agosto último, tornou-se a artista com maior poder agregador ao vivo na história da Suíça, ao reunir 72 mil pessoas.

Outros recordes que a «Rainha da Pop», que este ano completou 50 anos, bateu com esta digressão foram os 12 milhões de dólares obtidos num só concerto no estádio de Wembley, em Londres, e os 23 concertos com todos os bilhetes vendidos no Madison Square Garden, de Nova Iorque, que protagonizou desde 2001.

A «Sticky and Sweet Tour», em que a artista combinou temas novos, como «4 minutes» e «Give it 2 me» com clássicos da sua carreira, como «Vogue» ou «La Isla Bonita», foi a oitava digressão de concertos de Madonna e não suscitou, como aconteceu com os seus espectáculos «Blond Ambition» e «Confession Tour», reacções iradas dos sectores mais conservadores da sociedade.

Apesar deste novo recorde para a artista e do facto de «Hard Candy» se ter estreado como número um nas tabelas de vendas discográficas de 37 países, as vendas deste álbum, produzido por Timbaland, Justin Timberlake e Pharrell Williams, não ultrapassaram, no entanto, os quatro milhões de cópias em todo o mundo, o que o transforma num dos maiores fracassos comerciais da carreira de Madonna.
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