65 mil pessoas passaram pelo festival Cais de Fado - TVI

65 mil pessoas passaram pelo festival Cais de Fado

Organização considera que os objetivos do festival de Gaia foram «largamente superados» e abre as portas para uma nova edição em 2015

Relacionados
Cerca de 65 mil pessoas passaram pelo festival Cais de Fado, em Vila Nova de Gaia, ao longo de três dias, segundo a organização do evento. A organização considera que os objetivos «foram largamente superados» e deixa a porta aberta à realização de uma edição no próximo ano.

O festival promovido pela Casa da Música, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, trouxe vários nomes do fado às ruas da cidade entre quinta-feira e sábado. Destaque para as atuações de Gisela João, Mariza e o concerto «Fado Sinfónico» que reuniu Cristina Branco, Camané e a Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música.

Em declarações à agência Lusa, o diretor geral da Casa da Música, Paulo Sarmento e Cunha, considerou que o sucesso desta iniciativa é a prova de que as pessoas gostam de fado, querem ouvi-lo, mas não o têm à mão na zona norte do país.

Questionado sobre a possibilidade de repetir o evento no próximo ano, o diretor geral da Casa da Música afirmou que gostaria de o fazer, explicando, no entanto, que o modelo de financiamento ainda não está encontrado. Sarmento e Cunha acrescentou que se os meios estiverem disponíveis haverá Cais do Fado em 2015.

Na opinião do responsável, o evento é uma «operação imparável» e que «beneficia toda a gente», desde os públicos aos artistas, passando pelos agentes económicos locais.

Sarmento e Cunha confessou que quando a Casa da Música arquitetou este projeto, não esperava este sucesso.

«Um evento com este impacto vai de certeza gerar novos públicos para o projeto Casa da Música», declarou.

O orçamento total desta iniciativa rondou os 160 mil euros, valor pago pelos coorganizadores Casa da Música e Câmara de Gaia com o apoio do Programa Operacional do Norte (ON.2).
Continue a ler esta notícia

Relacionados