Banco de Portugal analisa com bancos modo de financiar a economia - TVI

Banco de Portugal analisa com bancos modo de financiar a economia

Carlos Costa na 7ª Conferência Anual da Ordem dos Economistas (Foto Lusa)

Supervisor avalia hipótese de criar entidade para titularizar empréstimos imobiliários

O Banco de Portugal (BdP) confirmou esta terça-feira que está a analisar com os bancos a criação de uma entidade para titularizar empréstimos imobiliários de forma a aumentar a capacidade de estes financiarem a economia.

A entidade liderada por Carlos Costa disse que houve na segunda-feira uma reunião com a Associação Portuguesa de Bancos (APB) «no quadro dos encontros regulares com aquela associação», tal como tinha avançado o «Diário Económico» na segunda-feira.

Os temas abordados foram, segundo o BdP, «os trabalhos de preparação da União Bancária» europeia, que deverá arrancar ao longo de 2013, apesar de ainda não haver data marcada.

Foi ainda discutida a «criação de um veículo para titularização de crédito imobiliário», segundo o Banco de Portugal por sua própria iniciativa.

O objetivo será concentrar os créditos imobiliários num veículo que transforma os empréstimos em instrumentos negociáveis em mercado.

O «Jornal de Negócios» avança na edição de hoje que estas operações seriam realizadas com garantia do Estado.

Segundo o Banco de Portugal, esta ideia foi já «apresentada à troika ainda em 2011 e formalizada em 2012».

A vantagem deste veículo, afirmou, é «aumentar a capacidade de financiamento da economia [pelos bancos], aumentar as perspetivas de rentabilidade a prazo do setor bancário e reduzir os níveis de financiamento do setor bancário junto do BCE [Banco Central Europeu]».
Continue a ler esta notícia