Irão: Sócrates admite «todas as formas de sanções» - TVI

Irão: Sócrates admite «todas as formas de sanções»

  • Portugal Diário
  • 18 set 2007, 21:51

Se o país desrespeitar as leis internacionais sobre energia nuclear

O primeiro-ministro, José Sócrates, admitiu esta terça-feira o recurso por parte da União Europeia (UE) «a todas as formas de sanções» ao Irão, no caso de o país desrespeitar as leis internacionais sobre energia nuclear, escreve a Lusa.

José Sócrates falava no Parlamento, à entrada para uma reunião com a bancada do PS.

O primeiro-ministro foi questionado pelos jornalistas sobre as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros francês, que defendeu a aplicação de sanções por parte da UE e advertiu que o mundo deve «estar preparado para o pior» se falharem as negociações com o Irão.

«A Europa está preparada para fazer tudo o que está ao seu alcance para que as leis internacionais neste domínio sejam cumpridas. Recorreremos, naturalmente, a todas as formas de sanções se o Irão não as cumprir», declarou.

«Esperamos que cumpra e decorrem negociações nesse sentido - para que o controlo do uso da energia nuclear para uso militar não prossiga naquele país. Se isso não acontecer, estamos disponíveis para avaliar as formas de pressão», acrescentou.

O primeiro-ministro salientou que «a posição da UE é de apelo ao Irão para que cumpra as recomendações das agências internacionais ligadas às Nações Unidas e as leis internacionais».
Continue a ler esta notícia