Gripe das aves: Portugal mais preparado - TVI

Gripe das aves: Portugal mais preparado

  • Portugal Diário
  • 12 jan 2007, 12:59

OMS diz que o vírus vai alastrar pelo mundo fora este Inverno

Portugal está mais bem preparado do que no Inverno passado para responder a uma eventual pandemia de gripe das aves e já esperava pelo alerta da Organização Mundial de Saúde sobre uma eminente expansão do vírus, segundo a Direcção-Geral da Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu esta sexta-feira que a gripe das aves vai alastrar pelo mundo fora mais uma vez este Inverno e que os focos recentemente anunciados na Ásia são apenas o início de uma nova epidemia.

«Os motivos do aparecimento destes novos focos são claros: estamos a entrar nos meses mais frios do ano no hemisfério norte. O vírus da gripe das aves está ligado ao frio e propaga-se mais facilmente neste período do ano», disse Peter Cordingley, porta-voz da delegação regional da OMS para o pacífico Ocidental, com sede em Manila.

Segundo a sub-directora geral da Saúde Graça Freitas, este é um alerta que os países europeus já estavam à espera e é «perfeitamente expectável».

Isto porque, explicou a especialista em saúde pública, o vírus desenvolve-se sempre que tenha condições para isso e o frio é o seu ambiente de eleição.

«Esta é a dinâmica do vírus, tal como se manifestou há precisamente um ano», afirmou.

No alerta de hoje, o porta-voz da delegação regional da OMS para o pacífico Ocidental afirmou que os governos estão este ano melhor preparados para enfrentar a doença, posição que Graça Freitas corrobora.

Em relação a Portugal, a sub-directora geral da Saúde assegurou que o p aís está hoje mais bem preparado do que no Inverno passado, tanto a nível da infecção animal, como em relação à transmissão zoonótica (de animal para humano).

«Temos os hospitais de referência preparados, uma rede de laboratórios estabelecida e medicamentos (anti-retrovirais) armazenados», disse Graça Freitas .

As autoridades continuam a preparar o país para uma eventual pandemia, ou seja, se o vírus adquirir a capacidade de se transmitir entre humanos, estando a desenvolver uma aplicação financeira que irá permitir um controlo electrónico do receituário, de forma a que cada utente não receba mais do que um tratamento.

Em relação à vacina, Graça Freitas explicou que Portugal está a «analisar os produtos disponíveis e a sua evidência científica» e garantiu que existe neste momento capacidade para encomendar algumas vacinas, no caso da pandemia existir.

Desde o novo surto de finais de 2003, a gripe das aves provocou 159 mortos em todo o mundo, de acordo com uma estatística da OMS.
Continue a ler esta notícia