Ordem dos Médicos contra listas de espera - TVI

Ordem dos Médicos contra listas de espera

  • Portugal Diário
  • 30 ago 2007, 22:01
médicos

Indignação por cirurgias oncológicas terem listas de espera

O Conselho Regional do Sul (CRS) da Ordem dos Médicos acusou o ministério da Saúde de manipular os números referentes às listas de espera para cirurgia oncológica, considerando a existência das listas como «inadmissível», informa a agência Lusa.

Em comunicado, o conselho considerou «totalmente inadmissível» a existência de listas de espera para cirurgia oncológica, pelo facto de estas serem «da inteira responsabilidade da tutela por insuficiência de financiamento».

Segundo o CRS, o investimento em «sofisticados e onerosos sistemas de informação e gestão das listas de espera» apenas têm contribuído para «uma inútil discussão sobre os números apresentados de maneira diversa» e que «em nada contribui para a melhoria do tratamento e acompanhamento destes doentes».

Defendeu ainda que o tratamento dos doentes deve ser feito «rapidamente e com qualidade» e que o Ministério «não pode manipular os números por razões de estratégia política».

Contactado pela agência Lusa, o ministério da Saúde disse que «essa é a opinião da Ordem dos Médicos», recusando fazer quaisquer comentários sobre o assunto.
Continue a ler esta notícia