Fome no mundo continua a aumentar - TVI

Fome no mundo continua a aumentar

  • Portugal Diário
  • 11 out 2007, 21:53

Dados da ONU revelam que flagelo atinge cerca de 840 milhões de pessoas

A fome no mundo continua a aumentar e atinge actualmente cerca de 840 milhões de pessoas, 202 milhões delas em África, segundo dados apresentados esta quinta-feira pelo relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, escreve a Lusa.

A poucos dias das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de Outubro, o relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, Jean Ziegler, adiantou hoje alguns dados do relatório que irá apresentar brevemente na Assembleia-geral das Nações Unidas.

De acordo com os dados divulgados por Ziegler, 24.000 pessoas morrem diariamente devido a fome e outras 100.000 devido a causas relacionadas com a desnutrição, o que eleva o número total de vítimas anuais a mais de 45 milhões.

O responsável sublinhou que todos essas pessoas têm o direito de se alimentar e lembrou que «se não o podem fazer nos seus países, têm de o fazer em outros lugares», pelo que insistiu no respeito pelo direito à não-deportação dos refugiados de fome que chegam à Europa.

De acordo com o responsável, Espanha, «não obstante ao grave problema de imigração que enfrenta, é o Estado-membro mais solidário da UE» neste aspecto.

Jean Ziegler elogiou ainda o trabalho elaborado por governos de 18 países africanos, que têm promovido programas de desenvolvimento, sobretudo na área agrícola.

«Estas iniciativas são fundamentais e estas acções deveriam ser copiadas pelos países europeus», afirmou.
Continue a ler esta notícia