General Motors testa nova tecnologia de combustão - TVI

General Motors testa nova tecnologia de combustão

Opel

A General Motors está a testar o processo de combustão.

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Este é formalmente conhecido como «ignição por compressão de carga homogénea», ou HCCI, em dois protótipos de estrada, um Saturn Aura e um Opel Vectra.

Trata-se da tecnologia de combustão mais aguardada dos últimos 30 anos, que a GM coloca agora na estrada.

Aliado a tecnologias como a injecção directa, «o faseamento eléctrico de excêntricos, o comando variável de válvulas e sensores evoluídos de pressão dos cilindros, o sistema HCCI proporciona uma poupança de combustível até 15 por cento, cumprindo já futuras normas de emissões», diz a empresa em comunicado.

«Lembro-me de debater este conceito quando andava na universidade,» referiu Tom Stephens, vice-presidente do grupo, GM Powertrain and Quality.

«Nessa altura, tratava-se de apenas um sonho. Hoje, recorrendo a análise matemática e a outras ferramentas, começamos a compreender de que forma poderemos tornar esta tecnologia numa realidade. Combinando o HCCI com outras tecnologias avançadas, estaremos aptos a proporcionar aos consumidores um bom nível de poupança de combustível».

Num conceito de motor integrado, a eficiência do sistema HCCI aproxima-se da de um motor Diesel, com a vantagem de prescindir dos dispendiosos sistemas de pós-tratamento de óxidos de azoto (NOx).

A sua eficiência decorre do facto de a combustão da gasolina ocorrer a temperaturas mais baixas e da redução da perda de energia térmica durante o processo de combustão. Isto tem como consequência imediata a libertação de menor quantidade de dióxido de carbono devido ao facto de o funcionamento do veículo em modo HCCI ser mais eficiente.

Os protótipos com propulsão HCCI, um Saturn Aura e um Opel Vectra, ambos equipados com motor de quatro cilindros 2.2 Ecotec modificado, conduzem-se como os automóveis convencionais, mas oferecem uma melhoria da eficiência de utilização do combustível até 15% por comparação com um motor convencional (esta melhoria variará em função da utilização do veículo).

Os protótipos de estrada constituíram uma das primeiras demonstrações tangíveis da tecnologia HCCI fora do laboratório.
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