Fórum: Mais de 90% dos clubes fiscalizados em situação irregular - TVI

Fórum: Mais de 90% dos clubes fiscalizados em situação irregular

jogo_pcosferreira_spbraga

Queremos saber a sua opinião sobre o facto de 90% dos clubes de futebol não efectuarem os descontos correctos para a Segurança Social.

A Segurança Social detectou graves irregularidades em mais de 90% dos clubes de futebol da II liga, II Divisão B e da III Divisão fiscalizados no ano passado.

Numa inédita acção, de âmbito nacional, dirigida a clubes de futebol, realizada entre Março e Junho de 2003, os inspectores dos departamentos de fiscalização do Instituto da Solidariedade e Segurança Social (ISSS) visitaram 106 clubes, a quem solicitaram toda a documentação relativa aos jogadores e outros funcionários, designadamente no que se refere às contribuições obrigatórias para a Previdência, refere o Jornal de Negócios.

Depois de uma análise dessa documentação, que se prolongou por alguns meses, os departamentos de fiscalização da Segurança Social chegaram à conclusão que 97 dos 106 clubes inspeccionados levavam a cabo práticas irregulares, de acordo com o relatório nacional de actividades de fiscalização, relativo a 2003.

A irregularidade mais comum entre os clubes fiscalizados, alguns dos quais ascenderam entretanto à Superliga, é a não inclusão dos trabalhadores (a maioria dos quais jogadores de futebol) nas declarações de remunerações. Estavam nesta situação mais de 3.900 trabalhadores ¿ 83% do número total de funcionários inspeccionados ¿, cuja existência e respectivos rendimentos eram simplesmente omitidos pelos clubes, em prejuízo dos cofres da Previdência.
Continue a ler esta notícia