«Se não fosse o Governo o ano teria sido bem mais penoso» - TVI

«Se não fosse o Governo o ano teria sido bem mais penoso»

Orçamento

Teixeira dos Santos fala sobre Orçamento de Estado

Relacionados
O ministro das Finanças considera que o esforço que o Governo está a fazer é o caminho certo e que nenhum outro país está a efectuar uma consolidação orçamental sem aumentar impostos. Aliás, para o responsável, «se não fosse o Governo, este ano teria sido bem mais penoso».

Ministro disposto a perder parte do salário se necessário

Em entrevista ao Jornal da Noite da «SIC», Teixeira dos Santos disse que «Portugal vai sair desta crise sem ter piorado no contexto europeu». «Quando os países reportarem a situação de 2009, vão ter piores resultados do que o esperado», acrescentou a propósito do défice de 9,3% de Portugal ter superado largamente as expectativas.

Além disso, o ministro diz que «Quem está a assumir agora a consolidação das contas públicas são os mesmos que o fizeram entre 2005 e 2007. E conseguiram». «A determinação é a mesma que está presente agora».

Teixeira dos Santos contestou ainda à SIC a ideia de que os mercados financeiros tenham hoje reagido à ameaça de corte de rating da Fitch. «É abusiva a ideia. Foi uma queda generalizada graças à subida dos spreads de vários países».
Continue a ler esta notícia

Relacionados