«Ainda não é possível baixar os impostos» - TVI

«Ainda não é possível baixar os impostos»

  • Portugal Diário
  • 18 out 2007, 23:49

Opinião de Manuel Ferreira Leite e Pina Moura

Os ex-ministros das Finanças Manuela Ferreira Leite e Joaquim Pina Moura defenderam esta quinta-feira que a consolidação orçamental não está suficientemente avançada para que seja possível baixar os impostos em Portugal, informa a agência Lusa.

Os dois economistas concordam que o Governo está a seguir o caminho da consolidação das finanças públicas mas que o processo ainda não permite a redução de impostos. «Parece-me que não seria possível de forma nenhuma [baixar impostos], porque a consolidação orçamental está muito longe de ser conseguida», afirmou Ferreira Leite.

«Os esforços do lado da despesa têm efeitos mais a médio ou longo prazo», disse, explicando que «ainda não estão criadas as condições para baixar impostos, porque a consolidação [orçamental] tem estado a ser feita mais pelo lado da receita». «Se cortássemos os impostos, o défice aumentaria imediatamente», garantiu.

Joaquim Pina Moura comunga da ideia de que esta não é, ainda, altura para baixar impostos: «Seria uma temeridade e um sinal de pouco rigor do Governo se fosse atrás de um apelo à redução das taxas de imposto».

Comentou, também o Orçamento do Estado (OE) para 2008, dizendo que é uma proposta que «estimula as reformas estruturais e consolida as finanças públicas».
Continue a ler esta notícia