Governo será «prudente» nas previsões para 2011 - TVI

Governo será «prudente» nas previsões para 2011

Teixeira dos Santos

Ministro das Finanças admite que medidas de austeridade terão «impacto na economia interna» e isso «não será ignorado»

O ministro de Estado e das Finanças afirmou esta sexta-feira que o Governo terá em conta os efeitos recessivos das medidas de austeridade no cenário macroeconómico que acompanhará a sua proposta de Orçamento do Estado para 2011, escreve a Lusa.

A posição de Teixeira dos Santos foi assumida em conferência de imprensa, depois de ter sido confrontado com as mais recentes previsões do Banco de Portugal sobre a evolução da economia portuguesa em 2011.

Teixeira dos Santos considerou que as previsões do Banco de Portugal apontam para «uma evolução da economia este ano mais positiva do que aquela que inicialmente se esperava».

«Mas 2011 vai ser um ano em que Portugal terá por certo um crescimento mais baixo do que em 2010, quer devido à debilidade da recuperação da economia mundial - em particular das economias com que o país mais se relaciona -, quer também pelo impacto das medidas de rigor orçamental acrescido».

Para o ministro das Finanças, o conjunto dessas medidas «terá naturalmente um impacto na economia interna». «Isso será tido em conta pelo Governo nas perspetivas para 2011. Não vamos ignorar esses efeitos», frisou.c
Continue a ler esta notícia