Óscares: a noite de Scorsese - TVI

Óscares: a noite de Scorsese

  • Marta Ferreira
  • 26 fev 2007, 06:16
Martin Scorsese, o grande vencedor da 79ª edição dos Óscares (Foto Lusa)

Realizador viu finalmente a consagração da academia de Hollywood. «Entre Inimigos» considerado o melhor filme. «Babel» foi o grande perdedor. Melhor actor e actriz não surpreendem. Veja as fotos da cerimónia

Martin Scorsese foi o grande vencedor da 79ª edição dos Óscares da academia cinematográfica norte-americana. Além de ter, depois de cinco nomeações anteriores, levado finalmente para casa o óscar para Melhor Realizador com esta sexta nomeação com o filme «Entre Inimigos» (The Departed), viu o filme ser eleito o Melhor de 2006.

Há muito que o realizador esperava por esta consagração, que muitos defendem ser mais do que merecida.

Clint Eastwood viu assim as estatuetas de Melhor Filme e Melhor Realizador fugirem para Scorsese. O filme «Cartas de Iwo Jima» acabou por vencer apenas um dos prémios para os quais estava nomeado: Melhor Som.



O grande perdedor da noite acabou por ser a película «Babel», que das sete nomeações que tinha (Melhor Filme, Melhor Actor Secundário, Melhor Actriz Secundária ¿ com duas actrizes do filme contempladas, Melhor Realizador, Melhor Montagem, Melhor Argumento Original e Melhor Banda Sonora), acabou por só vencer numa das categorias: Melhor Banda Sonora.

Filme mexicano na ribalta

Nomeado em seis categorias, o filme mexicano «O Labirinto de Fauno» venceu em três categorias. E, contrariando o que se esperava, não arrecadou o prémio de Melhor Filme de Língua Estrangeira, mas sim os de Melhor Direcção Artística, Melhor Caracterização e Melhor Cinematografia.

A vitória da rainha e do ditador

Como já se esperava, Helen Mirren levou para casa o óscar de Melhor Actriz Principal, no filme «A Rainha». Nomeada pela quinta vez, ainda não foi desta que Kate Winslet levou para casa a estatueta.

O prémio de Melhor Actor Principal também não surpreendeu: Forest Whitaker levou o galardão para casa, com o filme «O Último Rei da Escócia», onde interpreta um ditador. Ainda não foi este ano que o actor veterano Peter O¿Tole conseguiu a distinção.

Noite sem grandes surpresas

Sem surpresa, Jennifer Hudson venceu o óscar para Melhor Actriz Secundária com o filme «Dreamgirls». A actriz, que já tinha ganho o Globo de Ouro para a mesma categoria com o mesmo filme, fez o discurso de agradecimento mais emotivo até ao momento, com lágrimas e voz muito embargada. «Dreamgirls» também arrecadou o prémio de Melhores Efeitos Sonoros.

Uma das poucas surpresas da noite: Alan Arkin arrecadou o óscar de melhor actor secundário, no filme «Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos» (Little Miss Sunshine).

Ellen a lembrar Crystal

Numa noite em que o ambiente esteve na ordem do dia dos discursos dos oradores, a apresentação da 79ª edição dos Óscares esteve a cargo da actriz Ellen Degeneres que, com a sua boa disposição, arrematou muitos risos da plateia, lembrando, em momentos, o brilho de Billy Crystal, que deixou a fasquia bem alta ao abandonar a função, depois de apresentar durante vários anos a cerimónia.

Depois de cinco nomeações em edições anteriores dos prémios da Academia Cinematográfica norte-americana sem nunca ter ganho, o compositor Ennio Morricone levou para casa o óscar honorário por mérito na carreira. «Devia ter posto os óculos», brincou Clint Eastwood, que apresentou o prémio, depois de se enganar umas quantas vezes.
Continue a ler esta notícia