Só uma estrada para o novo aeroporto não terá portagens - TVI

Só uma estrada para o novo aeroporto não terá portagens

Quem tem medo da Ota? [montagem - arquivo]

O novo aeroporto da Ota só será servido por um acesso directo sem portagens a partir da zona de Lisboa, que ainda está em estudo.

Relacionados
Em todas as outras principais vias rodoviárias para chegar à nova infra-estrutura está prevista a cobrança de portagens, avança o «Diário de Notícias».

Apesar de o local ser servido por várias estradas municipais e algumas nacionais, como a Nacional 1, só está prevista uma alternativa com capacidade que dispensa o pagamento de portagem.

Este acesso é o IC2, estrada que vai ligar o IP6 (itinerário principal que interliga o Litoral ao Interior do país) e cuja extensão até à CREL (Circular Regional Externa de Lisboa) e à A1, ainda está a ser estudada. Hoje, já é possível sair da A1 em Alverca, antes de pagar a portagem, e seguir pela Nacional 10 até à Ota, só que esta via não tem capacidade nem garante a rapidez necessário num acesso a um aeroporto.

A Ota será servida pela rede principal de auto-estradas, pelo que será necessário quase sempre pagar portagem para lá chegar.

Ontem, ficou conhecida a decisão do Governo de alterar o trajecto do IC11, que iria ligar Torres Vedras (A8) ao Carregado para passar a servir o novo aeroporto na Ota.

A nova via, que constitui a concessão Lisboa-Norte, terá portagens, tal como estava previsto, disse ao DN fonte oficial do Ministério das Obras Públicas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados