«Táxi Solar» em Paris com 47 mil quilómetros no mostrador - TVI

«Táxi Solar» em Paris com 47 mil quilómetros no mostrador

«Taxi Solar»

Viagem à volta do mundo tem final previsto para Dezembro, na Suíça

O «Táxi Solar», um veículo movido a painéis fotovoltaicos, desenvolvido e conduzido por investigador suíço Louis Palmer, está mais perto de terminar a volta ao mundo. A aventura começou a 3 de Julho do ano passado, em Lucerna, na Suíça. Esta segunda-feira, chegou a Paris, depois de ter percorrido mais de 47 mil quilómetros.



De acordo com a agência AFP, Louis Palmer, condutor do protótipo, tinha previsto um encontro com diversos fabricantes automóveis, como a Peugeot, a Renault ou a Dassault. Em causa está um possível interesse no projecto, a que o investigador parece estar aberto. «Se uma grande marca quiser a ideia, estaremos prontos».

O protótipo foi criado por quatro escolas suíças de engenharia e já atravessou quase todos os continentes sem produzir um grama de dióxido de carbono, devido ao seu sistema de painéis fotovoltaicos e a um subsistema de carregamento eléctrico. O carro de Louis Palmer, apesar de só ter dois lugares, tem uma autonomia correspondente a 400 quilómetros e uma velocidade máxima de 90 quilómetros por hora.

O sistema de carregamento eléctrico entra em funcionamento quando as condições atmosféricas não permitam uma autonomia total através dos painéis solares.

Depois de Paris, este «Táxi» amigo do ambiente vai dirigir-se para Londres. O destino seguinte é Berlin e depois Poznan, na Polónia, onde se realiza a próxima conferência da ONU sobre o clima, agendada de 1 a 12 de Dezembro. O destino final de Louis Palmer é Lucerna, onde a viagem começou e vai acabar, a 18 de Dezembro.

Táxi Solar pode ser a solução
Continue a ler esta notícia