Mudanças na informação da TVI a partir de segunda-feira - TVI

Mudanças na informação da TVI a partir de segunda-feira

  • 1 abr 2022, 14:50
José Carlos Araújo e Cátia Nobre apresentam o J1

José Carlos Araújo e Cátia Nobre apresentam o J1

“A Informação é um dos principais suportes da relação da TVI com os seus espectadores”, diz José Eduardo Moniz, diretor-geral da estação. “Dia após dia, a estação procura aprofundar a ligação de proximidade que cultiva desde a primeira hora com aqueles que nela confiam. O seu jornalismo começa, esta segunda feira, a conhecer um novo impulso. Sem complexos, com o profissionalismo e a exigência que constituem pontos de honra do jornalismo da TVI.”

O J1, o jornal da hora de almoço da TVI, tem, já a partir de segunda-feira, duas novas caras. De segunda a sexta-feira, o primeiro horário nobre exclusivamente informativo da estação passa a ser conduzido, em dupla, por Cátia Nobre e José Carlos Araújo. Os pivôs, dois grandes ativos comunicacionais do grupo Media Capital, transitam da CNN Portugal para a TVI.

Ao longo de 2022 será implementado um ambicioso projeto de modernização da Informação da TVI.  Este primeiro passo, que será dado na segunda-feira, dia 4, procura, sobretudo, reforçar a relação de proximidade da estação com os seus públicos. 

O J1 promete mostrar Portugal de norte a sul, identificar-se com os anseios das populações, dar resposta aos seus problemas, estar atento às decisões dos responsáveis políticos locais e nacionais. 

O compromisso com a informação de proximidade materializa-se no recurso a todos os géneros jornalísticos, desde a reportagem ao direto. Essa passa a ser a sua característica distintiva: o renovado J1 é um jornal feito em direto, em cima da atualidade e do impacto que ela tem na vida dos portugueses.

Nuno Santos, diretor de informação da TVI, define o J1 como “moderno, ágil, atento, irreverente, ambicioso e presente em todo o país”. E acrescenta: “O novo J1 assume-se como janela aberta sobre a realidade nacional, no pleno culto da verdade e da frontalidade. Jornal com atitude, carácter e personalidade, é feito em total aliança com os portugueses e para os portugueses, testemunhando e dando eco a problemas, preocupações, anseios e aspirações”. 

A nova dupla: José Carlos Araújo e Cátia Nobre

A dupla de pivôs escolhida reúne a experiência e a juventude necessárias para responder ao desafio de, às 13h00, trazer o país para a antena da TVI. José Carlos Araújo, um rosto que as pessoas já conhecem e de quem gostam, e Cátia Nobre, um rosto que aporta juventude e frescura à comunicação da atualidade em português.

Cátia Nobre está no grupo Media Capital desde novembro de 2021, tendo sido pivô da CNN Portugal. Tem 32 anos e é natural de Alcobaça. Após a licenciatura na Escola Superior de Comunicação Social, começou a trabalhar na Record Europa, primeiro como jornalista e depois como pivô de espaços noticiosos gravados. Em fevereiro de 2013 integrou o Grupo Cofina e fez parte da equipa fundadora da CMTV, onde esteve até setembro. Fez todos os horários informativos da CMTV e participou em noites eleitorais e emissões especiais.

José Carlos Araújo tem 50 anos e é natural de Lisboa. Começou na Radio Voz de Almada, passou pela Capital e pela Antena3. Desde 2000 na TVI, apresentou o Diário da Manhã entre 2006 e 2009 e o Jornal da Uma de 2018 a 2019. Foi pivô, editor e coordenador na TVI24. Antes de integrar o projeto CNN Portugal foi coordenador do Jornal das 8.

Continue a ler esta notícia