PS chumba audições sobre Ota - TVI

PS chumba audições sobre Ota

  • Portugal Diário
  • 17 abr 2007, 17:35

E adia votação da proposta de um colóquio parlamentar sobre aeroporto

O PS chumbou hoje as audições da Navegação Aérea de Portugal (NAV) e da Força Aérea sobre o projecto do aeroporto da Ota e adiou a votação da proposta de um colóquio parlamentar sobre o mesmo assunto, noticia a Lusa.

As audições sobre o projecto do aeroporto da Ota e o colóquio parlamentar foram requeridos pelo Bloco de Esquerda (BE) na Comissão de Obras Públicas.

De acordo com a deputada do BE Helena Pinto, o PS, representado pelo deputado José Junqueiro, rejeitou as duas audições, enquanto PCP e PSD votaram a favor dos requerimentos e o CDS-PP faltou à reunião da comissão.

Helena Pinto disse à agência Lusa que «o PS entende não ser necessário ouvir a Força Aérea Portuguesa» sobre esta questão. Quanto à empresa NAV, que, segundo noticiou o jornal Sol em Março, elaborou um estudo indicando que um novo aeroporto na Ota estaria saturado em 13 anos, Helena Pinto afirmou que José Junqueiro referiu que esse é «um relatório preliminar».

«O PS preferiu que a audição seja realizada quando houver o relatório definitivo», acrescentou a deputada do BE, discordando dessa opção e defendendo que «este é o momento para o contraditório» em relação à audição do ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

O ministro esteve na comissão na quarta-feira da semana passada para falar sobre o futuro aeroporto de Lisboa e Helena Pinto declarou que o BE pediu as audições da Força Aérea e da NAV com o objectivo de também «ouvir as outras partes envolvidas».

Os socialistas não quiseram decidir hoje se viabilizam ou não a realização de um colóquio parlamentar sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa, sugerida pelo BE.

Segundo Helena Pinto, «o PS pediu o adiamento por oito dias da votação» desse requerimento do BE «para consensualizar algumas questões ao nível do próprio PS» e o adiamento foi aceite.
Continue a ler esta notícia