Desastre ecológico iminente ao largo dos EUA - TVI

Desastre ecológico iminente ao largo dos EUA

Explosão em plataforma de petróleo faz 17 feridos

Plataforma que explodiu está a vazar há quase uma semana e o crude avança em direcção à costa da Luisiana. Para já a natureza está a ajudar e a manter o óleo longe dos Estados Unidos

A mancha de petróleo formada após a explosão de uma plataforma de exploração no Golfo do México está a avançar rumo à costa dos Estados Unidos. As autoridades estão preocupadas com o vazamento de cerca de mil barris por dia no mar, que podem provocar um desastre ambiental e que já alargaram a mancha para 1500 km2, diz a BBC Brasil.

O mau tempo dos últimos dias na região não tem permitido a limpeza do óleo em frente à costa do estado da Luisiana. A BP, responsável pela plataforma de petróleo, está a usar robots submarinos para tentar fechar as válvulas no poço e acabar com o vazamento. A tarefa é complexa e pode não ser bem sucedida, disseram fontes da BP à Reuters.

Mais de 30 navios e vários aviões estão a espalhar agentes dispersantes sobre a mancha de óleo e as autoridades esperam contar também com a ajuda da natureza, dado que as ondas podem «quebrar» a mancha, dando tempo a que o óleo endureça e se afunde. Para já as condições meteorológicas estão a manter o crude longe da costa.

A plataforma, propriedade da BP, realizava perfurações exploratórias 84 km a sudoeste de Venice, nos Estados Unidos, e explodiu na terça-feira, ainda sem explicação, estando em chamas durante dois dias, até se afundar. Onze funcionários continuam desaparecidos, presumivelmente mortos.

Mais sorte tiveram outros 115 funcionários, que foram resgatados com vida. Quanto ao crude, continua a invadir as águas.
Continue a ler esta notícia