Hugo Chávez vai pedir uma redução da produção na OPEP - TVI

Hugo Chávez vai pedir uma redução da produção na OPEP

Visita oficial de Hugo Chávez a Portugal (João Relvas/LUSA)

Venezuela produz 3,24 milhões de barris por dia

Relacionados
O presidente venezuelano vai propor «uma redução da produção» durante a próxima reunião da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) com o objectivo de não deixar o preço do barril cair abaixo dos 80 dólares.

«A nossa posição depois de mais de 10 anos é que é preciso controlar a produção de petróleo», explicou.

«Agora, que os preços baixam, vamos propor (à OPEP) reduzir a produção», acrescentou Chávez, durante a visita a um projecto de gasoduto em Cumana, Venezuela, escreve a «Lusa».

Recorde-se que a OPEP realiza sexta-feira, em Viena, uma reunião extraordinária dos seus membros para discutir a queda do preço do petróleo.

A Argélia, o Irão e o Qatar também se pronunciaram, nos últimos dias, a favor de uma redução da produção.

Chávez mostrou-se favorável a um intervalo do preço do petróleo entre os 80 e os 100 dólares por barril. «Se o preço do crude estabilizar em torno dos 80 dólares podemos perfeitamente continuar a desenvolver o país e a vender petróleo ao Mundo», defende.

O presidente venezuelano sublinhou ainda que o seu governo «nunca fez planos» ou projectos tomando como referência um barril a mais de 100 dólares e garantiu que um barril a 60 dólares não vão travar os projectos do seu governo.

Oficialmente, a Venezuela produz 3,24 milhões de barris por dia enquanto a OPEP defende que a produção do país não ultrapassa os 2,33 milhões de barris/dia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados