PSD quer Portela + Alcochete - TVI

PSD quer Portela + Alcochete

  • Portugal Diário
  • 15 dez 2007, 20:33
Airbus A380

Partido defende aproveitamento do actual aeroporto de Lisboa «até à exaustão»: é preciso «rentabilizar os 400 milhões de euros investidos nos últimos anos». Construção de segunda estrutura deve ser faseada, de acordo com as necessidades Estudos arrasam Ota

Relacionados
O PSD defendeu este sábado como solução para um novo aeroporto o aproveitamento da Portela «até à exaustão» e a construção de uma segunda estrutura em Alcochete de forma faseada de acordo com as necessidades.

A «clarificação» da posição do PSD foi assumida este sábado no segundo Conselho Nacional da presidência de Luís Filipe Menezes, em Bragança, em cumprimento de uma promessa a esta cidade durante a campanha para a liderança do partido.

O secretário-geral do PSD, Ribau Esteves, deu conta à Comunicação Social das conclusões deste conselho em que a escolha da localização do novo aeroporto fez parte da ordem de trabalhos.

Segundo disse, a posição do principal partido da oposição «é clara em relação a esta matéria», defendendo a manutenção da Portela.

«Entendemos que o país tem de rentabilizar até à exaustão os cerca de 400 milhões de euros que têm sido investidos nos últimos anos no actual aeroporto de Lisboa», afirmou.

O PSD defende também a construção de um segundo aeroporto na margem sul, entendendo que Alcochete «é mais favorável do que a tradicional opção da Ota».

«Entendemos que com os dados que temos em cima da mesa, a solução na margem sul, nomeadamente em Alcochete, é em princípio aquela que melhor defende o conjunto dos interesses que estão em causa», afirmou.

O PSD defende ainda que «essa nova solução deve ser construída de forma faseada para acompanhar, por um lado, o crescimento do tráfego, e por outro lado a tal rentabilização da Portela».

Ribau Esteves realçou o facto de o principal partido da oposição ter clarificado a sua posição enquanto que o Governo ainda não tomou uma decisão sobre o assunto.

«O que é surrealista é o Governo, que tem todos os instrumentos de análise técnica e de decisão política, continuar a adiar, meses apôs meses, a decisão», declarou.

O secretário-geral do PSD recordou que «esta matéria já esteve para ser discutida, foi adiada, e teve recentemente mais um adiamento» para Janeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados