Mário Soares escreve a Lula a «pedir» pelos índios - TVI

Mário Soares escreve a Lula a «pedir» pelos índios

Mário Soares

Líderes do Conselho Indígena de Roraima estiveram em Portugal para divulgarem a sua situação

Relacionados
Mário Soares, ex-Presidente da República, revelou esta segunda-feira que vai escrever ao Presidente brasileiro, Lula da Silva, em apoio à causa dos índios do Estado de Roraima, norte do país, cujas reservas têm alegadamente sido violadas por agentes económicos.

Em declarações à Lusa após uma recepção na Fundação Mário Soares, em Lisboa, aos líderes do Conselho Indígena de Roraima, Soares afirmou que será uma carta de «apoio à posição do Presidente» brasileiro, porque foi o próprio Lula da Silva quem criou oficialmente as reservas, em terras que tinham já sido delimitadas no tempo do antecessor Fernando Henrique Cardoso.

«Estou a fazer o que posso por eles. Tenho simpatia, acho que é uma causa justa», disse Mário Soares.

Questionado sobre a postura que as autoridades portuguesas têm tido nesta questão, o ex-Presidente escusou-se a comentar.

«Não é a mim que me compete dizer se [o Governo e Presidência] têm de ter um papel mais interventivo», disse Mário Soares, remetendo a resposta para o actual Presidente da República e para o primeiro-ministro.

«Não tenho de estar no lugar deles. Eu estou no meu lugar, eles no deles. Eu digo a minha opinião», afirmou Soares.

Na base da reclamação dos indígenas está a atribuição, pelas autoridades locais, de licenças de produção - nomeadamente de arroz - dentro das suas reservas.

Brasil: líderes indígenas recebidos no Parlamento português

Brasil: Portugal «pode ser determinante» na luta aborígene

Desde o início deste périplo, a 16 de Junho, os índios brasileiros estiveram em Espanha, Inglaterra, Bélgica, França e Itália.

Em Portugal, foram recebidos pela comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia da República e pela Conferência Episcopal, entre outras entidades.

«Estão a fazer uma volta pela Europa, que é a terra dos Direitos do Homem, para que sejam respeitados os seus direitos, que são ancestrais», afirmou Mário Soares à Lusa.

«É preciso dizer que eles não vieram só a Portugal. Foram a Espanha, a Roma - onde viram o Papa - a França, onde estiveram com Daniele Miterrand...», frisou.

Sobre a carta que vai escrever a Lula da Silva, Soares escusou-se a adiantar mais pormenores.

Para a líder indíginena Pierlangela Wapichana, trata-se de um apoio importante, até pelas relações entre o ex-Presidente português e Lula da Silva.

«Todo o apoio ao presidente Lula é importante, principalmente de amigos, porque eles são amigos. Concerteza isso vai dar mais força ao Presidente», disse à Lusa a indígena brasileira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados