Cavaco chocado com violência sobre manifestantes no Irão - TVI

Cavaco chocado com violência sobre manifestantes no Irão

Irão: protestos continuam

Presidente da República diz estar preocupado com incidentes que se registam no país

Relacionados
O Presidente da República disse ter ficado chocado e preocupado com a violência nas ruas do Irão, que se instalou depois das eleições de 12 de Junho e que ditaram a reeleição de Mahmud Ahmadinejad como presidente do país. Cavaco Silva fez estes comentários em Londres, após um encontro com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.

Irão: polícia lança gás sobre manifestantes

«Todos os europeus e não só, quase o mundo inteiro, acompanha com preocupação o que se passa no Irão», disse Cavaco aos jornalistas, citado pela agência Lusa, referindo-se aos acontecimentos dos últimos dez dias, com muitos milhares de pessoas a contestarem o acto eleitoral, especialmente apoiantes do candidato Mir Hossein Mussavi.

Cavaco Silva revelou ter assistido com «choque» e «preocupação» às imagens que tem passado nos serviços noticiosos televisivos, nos jornais e também nas redes sociais de Internet - um meio utilizado pelos manifestantes para contornar a censura que o regime de Teerão tem imposto.

«Ficamos chocados quando vemos imagens de cidadãos a serem atingidos, cobertos de sangue», disse Cavaco Silva. «Para nós no mundo ocidental em geral é um choque as imagens que nos chegam pela televisão». «Esperemos todos, eu também espero, que seja posto um fim à violência», acrescentou o chefe de Estado português.

Os dados avançados pela imprensa internacional apontam para a morte de 13 pessoas e dezenas de feridos nos incidentes ocorridos durante as manifestações de protesto de sábado contra o actual regime iraniano na capital do país. Anteriormente terão perdido a vida outra setes pessoas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados