10 de Junho: Governo «preparado» para reforçar diplomacia - TVI

10 de Junho: Governo «preparado» para reforçar diplomacia

O Presidente da República, Cavaco Silva, com o primeiro-ministro, José Sócrates. MANUEL DE ALMEIDA / LUSA

Ministro dos Negócios Estrangeiros fala em aposta mais forte na língua portuguesa

Relacionados
Mal tinha terminado o discurso do Presidente da República e já surgiam as primais reacções por parte do Governo, nomeadamente por intermédio do ministro dos Negócios Estrangeiros, uma vez que Cavaco Silva propões o reforço da diplomacia como forma de sucesso de Portugal no mundo.

Luís Amado, aliás, assegurou que o Governo está «preparado» para esse desafio e o próprio primeiro-ministro deverá anunciar durante este mês de Junho «algumas medidas de fundo para reforço da língua portuguesa no mundo», pois também entende ser necessário reforçar os laços com as Comunidades de Países de Língua Oficial Portuguesa.

A solução deverá passar pelo «reforço» e atribuição de uma «nova estratégia», que servirá para evidencia o papel do Instituto Camões no mundo. A cimeira da CPLP, que decorrerá em Lisboa, em Julho, também servirá de meio para a passagem dessa mensagem.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou, ainda, a importância dos diplomatas espalhados pelo mundo «orientarem a sua actividade para o apoio à internacionalização da economia portuguesa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados