PCP promete «ano cheio de iniciativas» para comemorar 100 anos de Cunhal - TVI

PCP promete «ano cheio de iniciativas» para comemorar 100 anos de Cunhal

Álvaro Cunhal

Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal arrancam em Janeiro e só terminam em 2014

Relacionados
O PCP apresenta no sábado as comemorações do centésimo aniversário de Álvaro Cunhal, a 10 de novembro de 2013 com a promessa de «um ano cheio» de iniciativas políticas e culturais que envolverão entidades e personalidades fora do «espetro partidário».

As comemorações vão ser reveladas com pormenor no sábado, dia em que o líder histórico dos comunistas faria 99 anos, pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, numa conferência de imprensa em Lisboa.

Manuel Rodrigues, membro do Comité Central do PCP e da Comissão Promotora das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal, explicou à Lusa que estas arrancarão em janeiro de 2013 e estender-se-ão até 03 de janeiro de 2014, dia em que será evocado «aquele grande acontecimento que foi a fuga da prisão de Peniche» e que servirá para «fazer a ponte entre o centenário e as comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril».

Jerónimo de Sousa vai divulgar a «programação central» das comemorações do centenário, promovidas pelo PCP, ou seja, centenas de iniciativas de diversa natureza, como teatro, cinema, espetáculos, colóquios, conferências e debates.

Destas iniciativas fazem parte «uma grande exposição em Lisboa» em maio, «uma coisa grandiosa» que «envolverá muitos e diversos materiais» e abordará as «expressões artísticas de Álvaro Cunhal» (desenhos, pinturas, obra literária), além de «aspetos da vida e do pensamento [de Cunhal], projeção nacional e internacional, escritos, testemunhos» segundo Manuel Rodrigues.

Outra iniciativa destacada por Manuel Rodrigues é um congresso sobre «a vida, pensamento e luta de Álvaro Cunhal», que vai ser organizado por uma comissão própria que envolverá «elementos», «estruturas e instituições para além das fronteiras» do PCP.

«Vai ser um momento grande de reflexão sobre Álvaro Cunhal, o projeto comunista, Portugal e o mundo de hoje», disse Manuel Rodrigues.

Haverá ainda iniciativas especiais para «evocar» datas importantes, como a prisão de Cunhal no Luso a 25 de março de 1949, a fuga de Peniche de 3 janeiro de 1960 ou o julgamento de 9 maio de 1940. Dia 10 de novembro, dia do centenário de Cunhal, «será um grande episódio de comemoração».

«A própria festa do Avante! dará grande relevo» às comemorações e haverá também «edições próprias» de livros, fotobiografias e intervenções de Álvaro Cunhal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados