Visita de Putin a Portugal mobiliza 1300 agentes - TVI

Visita de Putin a Portugal mobiliza 1300 agentes

  • Portugal Diário
  • 24 out 2007, 18:51

Cimeira UE-Rússia realiza-sexta-feira, em Mafra

Relacionados
Cerca de 1.300 elementos das forças policiais vão estar destacados durante a permanência do presidente russo em Portugal, quinta e sexta-feira, neste último dia para uma cimeira com a presidência da União Europeia (UE), disse hoje fonte oficial, noticia a Lusa.

Na véspera da cimeira, o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, manterá encontros com o primeiro-ministro, José Sócrates, e, depois, com o Presidente de República, Cavaco Silva, que lhe oferece um jantar no Palácio da Ajuda.

O director do Gabinete de Coordenador de Segurança, general Leonel Carvalho, disse à agência Lusa, que neste dia a operação segurança ao líder russo, que permanecerá em Lisboa, estará a cargo da PSP, que mobilizará cerca de 600 efectivos.

Elementos do Corpo de Segurança Pessoal, efectivos para fazer a segurança das diferentes áreas onde circulará a longa comitiva russa - que segundo fontes diplomáticas em Moscovo calculam ter cerca de mil elementos - e polícias para facilitarem a circulação das viaturas oficiais na cidade integram o extenso contingente policial.

Nesse dia, a GNR apenas contribuirá com guardas para as honras militares, com mais de uma centena de cavaleiros num total de cerca de 300 elementos.

Na sexta-feira, quando a comitiva russa se dirige para Mafra, em cujo palácio decorre a Cimeira UE-Rússia, o grosso da segurança será garantido pela GNR, já que a PSP terá apenas como missão a segurança pessoal das personalidades que acompanham o presidente russo e do próprio Putin.

Segundo Leonel Carvalho, serão 400 os guardas da GNR a participar na operação que, além da vigilância em Mafra, inclui o percurso de Lisboa até àquela localidade, cujo itinerário não é divulgado «por razões de segurança».

Uma centena de viaturas e 83 motociclos da Guarda vão integrar os meios materiais necessários à grande operação de segurança, que contará ainda com o apoio de um helicóptero, como sucederá na véspera, quando Putin permanecer apenas em Lisboa.

Embora sem dizer qual o percurso que a comitiva vai seguir entre Lisboa e Mafra, o director do Gabinete Coordenador de Segurança disse à Lusa que vai haver condicionamentos à circulação nas estradas escolhidas entre as 8:30 e as 10:00 (ida) e entre as 15:00 e as 17:00 (regresso à capital).

Junto ao Palácio de Mafra, as restrições à circulação começam logo às 8:00 e prolongam-se até ao fim de sexta-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados