Compra da TVI era «incomportável» para a Taguspark - TVI

Compra da TVI era «incomportável» para a Taguspark

Taguspark

Américo Thomati revela que foi Rui Pedro Soares que lhe sugeriu a aquisição da Media Capital

Relacionados
ACTUALIZADA ÀS 20h11

Américo Thomati revelou, na comissão de inquérito, que era «incomportável» para a Taguspark adquirir parte da Media Capital por falta de condições financeiras.

«A aquisição era totalmente incomportável e a Taguspark desinteressou-se», afirmou, reforçando que faltou «encaixe financeiro para suportar o negócio» e que a empresa só tem uma «participação minoritária de capitais públicos».

«No limite», e apesar de não terem sido estipulados números, a Taguspark conseguiria adquirir 1.5 por cento da Media Capital, garantiu.



De acordo com o presidente da comissão executiva da Taguspark, ocorreram «três ou quatro reuniões» entre Junho e Novembro de 2008, onde se falou da «ideia» de aquisição de parte do capital da Media Capital e da instalação da TVI na Taguspark, correspondendo à intenção do próprio Thomati de «abrir um cluster de media».

« Rui Pedro Soares convidou-me a estar presente nessas reuniões com alguns investidores privados. Infelizmente não passaram de reuniões preparatórias, porque o negócio não se fez», lamentou.

Thomati invocou o «segredo comercial» para não revelar quem foram esses investidores «portugueses»; apenas garantiu que ninguém da Prisa ou da PT estiveram presentes. E não recorda de se ter falado do BCP através de Armando Vara.

«Rui Pedro Soares agiu na qualidade de administrador não executivo da Taguspark e não de administrador executivo da PT», esclareceu, confirmando, no entanto, que este entrou na Taguspark «por indicação» da PT.

Perante a insistência do deputado do BE João Semedo em saber se este «núcleo de investidores» já tinha sido preparado por Rui Pedro Soares, Américo Thomati assegurou desconhecer se «as ideias já andavam» antes de terem chegado ao seu conhecimento. «Não sei qual era o desenvolvimento do negócio quando eu cheguei», disse.

O presidente da Taguspark desvalorizou o facto de Rui Pedro Soares ter sido eleito para a empresa em 5 de Maio de 2008 e pouco depois ter desde logo sugerido a ideia da TVI.

«Rui Pedro Soares trouxe várias hipóteses de negócio, muitas das quais se concretizaram. Foi o elemento que mais hipóteses de negócio trouxe, felizmente para a Taguspark e para os seus accionistas», elogiou.

Foi Rui Pedro Soares a convidar Thomati para a Taguspark

Américo Thomati revelou ainda que foi Rui Pedro Soares, enquanto administrador executivo da PT, que o convidou para a presidência da comissão executiva da Taguspark em Fevereiro de 2007.

«Rui Pedro Soares era um elemento da comissão executiva da SGPS, com responsabilidade pelas participadas, nomeadamente a Taguspark. Mas o convite foi em nome da comissão executiva e não do próprio Rui Pedro Soares», esclareceu.

O deputado do PCP João Oliveira questionou então como é que uma empresa [PT] com a participação de 5.85 por cento tinha o «poder» de sugerir o presidente da comissão executiva da Taguspark.

«Não foram os votos da PT isoladamente que me elegeram, foram os votos da esmagadora maioria dos accionistas», frisou.

Thomati nega pressões à Taguspark

O presidente da comissão executiva afirmou que era «impossível» os 17 accionistas da Taguspark serem «instrumentalizados» em qualquer negócio.

«Felizmente aquela casa está bem blindada. Pressões? Não só não admitiria como não tive», sublinhou.

Quanto a José Sócrates, garantiu que nem conhece, e «nunca» teve qualquer contacto com um membro do Governo em relação ao assunto TVI.

PT/TVI: soube por Rui Pedro Soares

Thomati contou que soube da intenção de comprar a TVI por parte da PT «em Maio ou Junho de 2009» através de Rui Pedro Soares.

«Admito que me tenha dito que a PT estava interessada na TVI, aliás, eu sabia que havia um enorme interesse estratégico da PT nos conteúdos, não era uma questão nova», afirmou, lembrando que já com Pais do Amaral à frente da Media Capital a PT tinha feito «várias aproximações».
Continue a ler esta notícia

Relacionados