Santos Silva frisa importância da missão na Somália - TVI

Santos Silva frisa importância da missão na Somália

Santos Silva

Ministro destaca que esta reforça o «envolvimento português» no combate à pirataria

Relacionados
O ministro da Defesa Nacional sublinhou esta sexta-feira a presença da Força Nacional Destacada na «Operação Atalanta», pois reforça o «envolvimento português» no combate à pirataria, neste caso nos mares da Somália.

«Nós estamos envolvidos na promoção da segurança marítima, entendemos que essa é uma das principais ameaças que se coloca hoje à estabilidade e segurança mundial», afirmou o ministro à agência Lusa no rescaldo de uma visita à equipa de militares portugueses que se encontram em missão no local.

A participação portuguesa consiste num destacamento aéreo composto por uma Aeronave de Patrulhamento Marítimo P3-P e 42 militares da Força Aérea Portuguesa, que operam a partir das Seychelles, desde Abril de 2010, por um período de quatro meses, e constitui um reforço por parte de Portugal na operação da União Europeia que combate a pirataria no Oceano Índico.

Santos Silva refere que Portugal é «um país charneira» na colaboração entre a União Europeia e a União Africana, importante para a concretização da «Operação Atalanta». «Portugal é um país charneira nessa colaboração. Portugal é um país europeu com fortíssimos laços com África», assinala.

Na visita desta sexta-feira, o ministro teve ainda encontros com o Presidente da República das Seychelles e representantes governamentais das Seychelles, tendo debatido as questões da segurança na zona mas também a questão da candidatura portuguesa ao Conselho de Segurança da ONU, no biénio 2011-2012.

«Temos procurado argumentar junto dos vários países a favor das boas razões da nossa candidatura. Isso também o fiz aqui nas Seychelles», sublinhou o membro do executivo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados