«Estratégia de Lisboa está a funcionar» - TVI

«Estratégia de Lisboa está a funcionar»

  • Portugal Diário
  • 11 dez 2007, 16:57
Desemprego

Durão Barroso considera que Portugal tem tido «um bom progresso» na aplicação de reformas

Relacionados
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje em Estrasburgo que a Estratégia de Lisboa para o crescimento e emprego «está agora a funcionar», baseando-se num relatório que aponta para indicadores que classificou como «históricos», escreve a Lusa.

Lembrando que o emprego foi apontado como a grande prioridade do seu executivo quando tomou posse, Barroso manifestou a sua satisfação por constatar que a União Europeia registou agora os melhores resultados desde a década de 80 a nível de criação de postos de trabalho (6,5 milhões nos últimos dois anos) e taxa de desemprego (7 por cento).

«Estou muito satisfeito por dizer que Lisboa está a funcionar. A Estratégia está agora a resultar», declarou.

Barroso sublinhou que é imperioso prosseguir os esforços e apontou alguns pontos negativos, tal como os fracos resultados em algumas áreas específicas, como a aprendizagem ao longo da vida, e os diferentes ritmos de crescimento entre os diversos Estados-membros.

Questionado sobre o caso específico de Portugal, com uma taxa de desemprego acima da média comunitária e praticamente o dobro que em 2000, Barroso escusou-se a «individualizar um país», limitou-se a constatar que «há desempenhos diferenciados», e remeteu as análises e comparações para o relatório e os indicadores.

No caso específico de Portugal, Bruxelas considera que o país está a fazer «um bom progresso» na aplicação do seu programa de reformas (PNACE), mas pede «prioridade elevada» nos seus pontos fracos, nomeadamente melhoria no nível de educação e a flexibilização dos mercados laborais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados