«PS e PSD estão a brincar com o fogo» - TVI

«PS e PSD estão a brincar com o fogo»

Freitas do Amaral abandona o Governo - Foto Lusa

Freitas do Amaral diz que é preciso que «os partidos que apoiam a presença de Portugal na União Europeia» devem entender-se em matéria de finanças do Estado

Freitas do Amaral, antigo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros do Governo de José Sócrates, considera 2010 como «um ano perdido» em matéria de despesa pública e diz que o PS e o PSD estão a «brincar com o fogo».

«Essa ameaça [de o Governo se demitir, caso o Orçamento de Estado não seja aprovado], bem como a ameaça do PSD de não viabilizar o OE para 2011, significam que os dois maiores partidos portugueses estão a brincar com o fogo», disse, em entrevista ao semanário «Sol».

Freitas elogia as medidas aprovadas agora pelo Governo, mas diz que pecam por tardias. «Pelos dados que agora são conhecidos, o Governo só acordou no fim de Setembro, quando devia ter estado acordado desde o início da execução orçamental. (...) Houve descuido no acompanhamento mensal da execução orçamental», disse.

«Se as medidas de contenção da despesa pública tivessem sido tomadas logo a seguir à aprovação do Orçamento do Estado (OE) para 2010, agora não seria necessário aprovar medidas tão duras», acrescentou.

Freitas do Amaral elogiou também a atitude do Presidente da República e diz que Cavaco «fez muito bem em chamar os partidos. Discordo totalmente da crítica de Manuel alegre de que já devia ter feito isso antes».
Continue a ler esta notícia