Governo «atrofia e bloqueia» região Norte - TVI

Governo «atrofia e bloqueia» região Norte

  • Portugal Diário
  • 4 jan 2008, 13:46

O CDS/Porto acusou Executivo de aplicar políticas centralizadoras

Relacionados
O CDS/Porto acusou hoje o Governo de «atrofiar e bloquear» o desenvolvimento do Norte com as suas políticas centralizadoras quando, paradoxalmente, a região é «responsável pela aceleração do crescimento das exportações nacionais», noticia a Lusa.

Em comunicado, os centristas do Porto aludem ao relatório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, no 3º trimestre de 2007, onde a região volta a ser apontada como responsável pela aceleração do crescimento das exportações nacionais.

«É, por isso, inaceitável a constante apatia do Governo face ao crescimento contínuo da taxa de desemprego na região Norte que, por si só, produz quase um terço da riqueza nacional», sustenta o comunicado do CDS/Porto.

O Norte, acrescenta, «é actualmente a região mais pobre de Portugal, apresentando simultaneamente a maior taxa de desemprego (9,5 por cento no 3º trimestre de 2007)». Para o CDS/Porto, as políticas centralistas exercidas pelo Governo têm agravado esta situação, por conduzirem à transferência de empresas para a Grande Lisboa e Vale do Tejo.

O CDS aponta, por exemplo, como entrave à descentralização o actual modelo de gestão do aeroporto Francisco Sá Carneiro, que considera «afastar» a infra-estrutura de «um posicionamento concorrencial agressivo face às demais plataformas». Acusa ainda o Governo de «ignorar a absoluta necessidade do aeroporto afirmar a sua competitividade a nível ibérico».
Continue a ler esta notícia

Relacionados