«Centro Champalimaud é fonte de esperança para milhões», diz Cavaco - TVI

«Centro Champalimaud é fonte de esperança para milhões», diz Cavaco

Presidente da República destaca «marco importante para o desenvolvimento do sistema científico português»

O Centro de Investigação da Fundação Champalimaud foi inaugurado esta terça-feira. A inauguração contou com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, que considerou que este é um «marco importante» para o desenvolvimento do sistema científico português.

«A entrada em funcionamento deste Centro de Investigação será um marco importante para o desenvolvimento do nosso sistema científico. Muito além disso, será uma enorme fonte de esperança para milhões de pessoas em todo o mundo», disse o chefe de Estado, citado pela Lusa.

Considerando a Fundação Champalimaud como «um exemplo de altruísmo cívico e empenho no bem comum», Cavaco Silva afirmou que o Centro de Investigação é uma «realização absolutamente notável» que deve ser motivo de orgulho para todos os portugueses.

Centro reúne melhores médicos e cientistas de todo o Mundo

O Centro de Investigação Champalimaud custou 100 milhões de euros e pretende ser um dos melhores centros de tratamento de cancro em todo o mundo.

Reúne os melhores médicos e cientistas do Mundo. Muitos trocaram carreiras brilhantes no estrangeiro pela oportunidade de trabalhar com condições únicas nas áreas do cancro e das neurociências.

No total são 400 médicos e investigadores, que têm neste centro a oportunidade única de acumularem a parte clínica e a investigação.

O espaço, de arquitectura arrojada, tem 50 mil metros quadrados. Mais de metade é ocupado por laboratórios e por um hospital oncológico que pode receber até 300 pessoas por dia. Um outro edifício é composto por um auditório, uma sala de exposições e um restaurante.

Outra das inovações deste Centro é o facto de permitir aos dentes fazer sessões de quimioterapia ao ar livre.

O Centro de Investigação Champalimaud aposta em investigações de alto risco. Caso resultem, o nome de Portugal vai ficar no mapa do que melhor se faz em investigação científica.
Continue a ler esta notícia