CIA: relatório de ONG apresentado em Lisboa - TVI

CIA: relatório de ONG apresentado em Lisboa

  • Portugal Diário
  • 2 abr 2008, 15:54
CIA - Top Secret

Documento da REPRIEVE acusa Portugal de estar envolvido no transporte de presos para Guantanamo

Relacionados
O relatório da organização de direitos humanos britânica REPRIEVE sobre o envolvimento português na transferência de presos para Guantanamo é apresentado quinta-feira em Lisboa pelo director daquela organização não governamental (ONG), Clive Stafford Smith, noticia a Lusa.

De acordo com a REPRIEVE, mais de 700 presos foram ilegalmente transportados para a base norte-americana de Guantanamo, em Cuba, «com a ajuda de Portugal» e, pelo menos, 94 voos passaram por território português, entre 2002 e 2006.

«A viagem da morte - mais de 700 presos transportados ilegalmente para Guantanamo com a ajuda de Portugal» é o título do relatório, divulgado em Janeiro e que Clive Smith, advogado britânico de vários detidos em Guantanamo, apresenta quinta-feira no Salão Nobre da Ordem dos Advogados portuguesa.

Comparando dados obtidos junto das autoridades portuguesas, registos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos com «datas de chegadas de presos à Baía de Guantanamo» e testemunhos de «muitos dos detidos», a REPRIEVE elaborou um relatório que «demonstra inequivocamente que 728 de 774 presos de Guantanamo foram transportados através de jurisdição portuguesa».

De acordo com a ONG britânica, o relatório detalha pela primeira vez os nomes dos presos e as suas histórias e aponta que, «pelo menos, em seis ocasiões aviões de transferência de prisioneiros voaram directamente da base das Lajes nos Açores para Guantanamo».

As investigações «demonstraram que Portugal desempenhou um papel de apoio de relevo no amplo programa de transferência de presos» e, «pelo menos, nove presos transportados através de jurisdição portuguesa foram cruelmente torturados em prisões secretas espalhadas pelo Mundo antes da sua chegada a Guantanamo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados