«Pesca subvalorizada, porque contribui pouco para o PIB» - TVI

«Pesca subvalorizada, porque contribui pouco para o PIB»

Legislativas: campanha eleitoral do CDU

Jerónimo de Sousa criticou a política de pescas do Governo e considerou que a preocupação deve estar «no homem no Pescador»

Relacionados
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP e candidato às eleições legislativas pela CDU, almoçou, este sábado, com pescadores e homens do mar, em Sesimbra. Em terra de mar, onde há 20 anos havia mais de três mil pescadores, Jerónimo lembrou as dificuldades do sector.

«A nossa pesca não sofreu uma modernização, sofreu uma política de abate», disse, para algumas dezenas de pessoas, que almoçaram num restaurante do porto de abrigo, sublinhando que «o sector das pescas é sempre subvalorizado, porque contribui pouco para o PIB».

Jerónimo de Sousa criticou ainda as quotas de pesca impostas por Bruxelas. «Aqui neste porto de Sesimbra, chegam da pescaria e têm de deitar o excedente ao mar. Podemos dizer que depois há a compensação europeia, é certo, mas ninguém compreende esta aberração: num país que precisa de aumentar a sua produção, deitar produto fora», considerou

Depois de saborear uma caldeirada de safio e uma massada de peixe, típicas da região, o secretário-geral do PCP pediu, assim, «outra política de pescas e, no caso concreto de Sesimbra, outro ordenamento deste porto, com uma rede de frio», para a conservação dos excedentes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados