Sócrates não acredita em «maioria de um partido» - TVI

Sócrates não acredita em «maioria de um partido»

24/05/2011 - Sócrates (Mário Cruz/Lusa)

Primeiro-ministro diz que por isso o PS está a esforçar-se por criar condições para um entendimento pós-eleitoral

José Sócrates insistiu esta quarta-feira numa situação de entendimento para fazer um governo de maioria. O ainda primeiro-ministro diz que é praticamente impossível um único partido obter maioria absoluta, pelo que é necessário criar as condições para que um entendimento pós-eleitoral permita governar com maioria.

«Todos os estudos de opinião são unânimes em considerar que será praticamente impossível um partido obter maioria absoluta», disse José Sócrates nos Açores à RTP. «Por isso, ao longo desta campanha, tenho-me esforçado por criar um clima propenso ao entendimento e ao compromisso.»

O primeiro-ministro diz que «é isso que os portugueses esperam» e que «é isso que o país necessita». Perante a possibilidade de formar governo em coligação com o PSD, José Sócrates contornou a pergunta, sem afastar a hipótese. «Eu não antecipo cenários, pela simples razão que temos de deixar primeiro o povo falar.»

Recorde-se que esta quarta-feira dois antigos líderes do PS falaram de uma maioria de coligação. Mário Soares referiu que «uma coligação entre PS e CDS é concretizável», enquanto Ferro Rodrigues lembrou que pode haver «uma situação que torna inevitável um governo PS/PSD, por não haver uma outra maioria possível para o país».
Continue a ler esta notícia