Sócrates reuniu-se com Kadhafi - TVI

Sócrates reuniu-se com Kadhafi

Primeiro-ministro queixou-se da suspensão pela Líbia da atribuição de vistos aos cidadãos do espaço Schengen

Relacionados
A suspensão pela Líbia da atribuição de vistos aos cidadãos do espaço Schengen, a que Portugal pertence, prejudica as relações comerciais entre os dois países, admitiu José Sócrates, depois de um encontro com Mouammar Kadhafi.

A questão dos vistos «está a prejudicar a nossa relação comercial - como [a de] outros países - e isso não é positivo nem para a União Europeia (UE) nem para a Líbia», disse o primeiro ministro português, em declarações aos jornalistas no final da reunião com o líder líbio, que terminou ao início da madrugada desta segunda-feira.

A Líbia suspendeu em meados de Fevereiro a emissão de vistos de entrada a cidadãos do espaço Schengen, em retaliação à recente decisão da Suíça de publicar uma lista negra de 180 líbios proibidos de entrar no país, segundo a diplomacia italiana.

«Tive oportunidade de comunicar ao governo líbio que percebia a sua posição. A UE, e em particular alguns países que têm uma relação mais próxima com a Líbia ¿ Itália, Espanha e Portugal ¿ estão muito interessadas em que essa questão seja ultrapassada muito rapidamente. [Segunda feira] haverá uma reunião em Bruxelas e eu tenho esperança que isso se possa resolver aí», disse José Sócrates.

O primeiro ministro, que hoje iniciou uma visita de três dias ao Magrebe (Líbia, Argélia, Tunísia e Marrocos), encontrou-se com Mouammar Kadhafi na tenda de beduíno do líder líbio, no meio do deserto, a cerca de 30 quilómetros da cidade costeira de Sirte, num acampamento completo com camelos e rodeado por um cordão de segurança.
Continue a ler esta notícia

Relacionados